CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transmitir recados e fax, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar entusiasmo, demonstrar pró atividade, demonstrar paciência, agendar reservas / consultas dos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar respeito mútuo, atender o cliente com informações precisas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, propor associação de programas de fidelidade, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, acolher o cliente e passageiro, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar senso de organização, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, averiguar horário de saída dos grupos, circular informações internas, demonstrar espírito de equipe, efetuar acertos em contas, agir com bom senso, pré-cadastrar o cliente, interagir com os outros departamentos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, guardar volumes de prestadores de serviços, ouvir com atenção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar interesse, conferir documentos com identificação, demosntrar iniciativa, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar eficiência, conferir idoneidade dos clientes, coordenar equipe, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, identificar o espaço físico da empresa, participar de reuniões na troca de turnos, providenciar solicitações de reservas especiais, receber pagamentos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar empatia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar autonomia, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, verificar cadastro e reserva, encaminhar o cliente para os diversos setores, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fornecer informações meteorológicas, imprimir relatórios de controle, anotar telefonemas e recados, anunciar a chegada do cliente, organizar malotes, distribuir malotes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar conhecimentos de informática, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.573 e 2.351 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itumbiara

Recepcionista Atendente: Itumbiara, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itumbiara - GO, ganha entre 1.444 e 2.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Catalão

Recepcionista Atendente: Catalão, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Catalão - GO, ganha entre 1.475 e 2.089 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.531 e 2.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25.594 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Jacareí

Recepcionista Atendente: Jacareí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Jacareí - SP, ganha entre 1.571 e 2.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Rondônia

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rondônia, ganha entre 1.524 e 2.183 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Araxá

Recepcionista Atendente: Araxá, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Araxá - MG, ganha entre 1.583 e 2.324 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Barra Mansa

Recepcionista Atendente: Barra Mansa, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Barra Mansa - RJ, ganha entre 1.435 e 1.979 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 466 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Boa Vista

Recepcionista Atendente: Boa Vista, RR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Boa Vista - RR, ganha entre 1.406 e 1.882 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Amapá

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Amapá, ganha entre 1.492 e 2.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Petrópolis

Recepcionista Atendente: Petrópolis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Petrópolis - RJ, ganha entre 1.597 e 2.210 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.135 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Lucas do Rio Verde

Recepcionista Atendente: Lucas do Rio Verde, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Lucas do Rio Verde - MT, ganha entre 1.684 e 2.660 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 484 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Foz do Iguaçu

Recepcionista Atendente: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 1.861 e 2.641 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Amazonas

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Amazonas, ganha entre 1.475 e 2.106 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Jatai

Recepcionista Atendente: Jatai, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Jatai - GO, ganha entre 1.535 e 2.269 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 473 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Divinópolis

Recepcionista Atendente: Divinópolis, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.529 e 2.186 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Navegantes

Recepcionista Atendente: Navegantes, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Navegantes - SC, ganha entre 1.831 e 2.705 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Gramado

Recepcionista Atendente: Gramado, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.860 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.153 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.