CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve fornecer informações meteorológicas, anunciar a chegada do cliente, verificar cadastro e reserva, conferir documentos com identificação, demonstrar interesse, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar eficiência, demonstrar respeito mútuo, demonstrar autonomia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, atender o cliente com informações precisas, coordenar equipe, demonstrar empatia, identificar o espaço físico da empresa, conferir idoneidade dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., acolher o cliente e passageiro, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, interagir com os outros departamentos, pré-cadastrar o cliente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, imprimir relatórios de controle, participar de reuniões na troca de turnos, organizar malotes, oferecer auxílio para a bagagem, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agendar reservas / consultas dos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar espírito de equipe, averiguar horário de saída dos grupos, demosntrar iniciativa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, efetuar acertos em contas, guardar volumes de prestadores de serviços, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, agir com bom senso, organizar materiais de trabalho, demonstrar entusiasmo, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, distribuir malotes, receber pagamentos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar pró atividade, circular informações internas, anotar telefonemas e recados, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar paciência, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, propor associação de programas de fidelidade, providenciar solicitações de reservas especiais.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Lages

Recepcionista Atendente: Lages, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.717 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Barretos

Recepcionista Atendente: Barretos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Barretos - SP, ganha entre 1.718 e 2.411 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Angra dos Reis

Recepcionista Atendente: Angra dos Reis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Angra dos Reis - RJ, ganha entre 1.634 e 2.426 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Luís Eduardo Magalhaes

Recepcionista Atendente: Luís Eduardo Magalhaes, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Luís Eduardo Magalhaes - BA, ganha entre 1.477 e 2.076 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 548 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio do Sul

Recepcionista Atendente: Rio do Sul, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio do Sul - SC, ganha entre 1.887 e 2.778 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 361 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Mateus

Recepcionista Atendente: São Mateus, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Mateus - ES, ganha entre 1.446 e 1.976 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Arujá

Recepcionista Atendente: Arujá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Arujá - SP, ganha entre 1.620 e 2.332 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Cacoal

Recepcionista Atendente: Cacoal, RO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Cacoal - RO, ganha entre 1.538 e 2.126 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Passos

Recepcionista Atendente: Passos, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Passos - MG, ganha entre 1.594 e 2.384 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Pinhais

Recepcionista Atendente: Pinhais, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.753 e 2.484 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Botucatu

Recepcionista Atendente: Botucatu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Botucatu - SP, ganha entre 1.662 e 2.365 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 483 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santa Luzia

Recepcionista Atendente: Santa Luzia, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santa Luzia - MG, ganha entre 1.506 e 2.069 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Assis

Recepcionista Atendente: Assis, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Assis - SP, ganha entre 1.677 e 2.410 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Araras

Recepcionista Atendente: Araras, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Araras - SP, ganha entre 1.673 e 2.397 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 354 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Olinda

Recepcionista Atendente: Olinda, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Olinda - PE, ganha entre 1.484 e 2.049 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 838 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Dracena

Recepcionista Atendente: Dracena, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Dracena - SP, ganha entre 1.656 e 2.297 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Pouso Alegre

Recepcionista Atendente: Pouso Alegre, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pouso Alegre - MG, ganha entre 1.591 e 2.351 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Sergipe

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sergipe, ganha entre 1.429 e 1.965 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.