CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, coordenar equipe, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar espírito de equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, imprimir relatórios de controle, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar interesse, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, efetuar acertos em contas, receber pagamentos, participar de reuniões na troca de turnos, pré-cadastrar o cliente, agir com bom senso, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, acolher o cliente e passageiro, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, conferir documentos com identificação, oferecer auxílio para a bagagem, organizar malotes, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, organizar materiais de trabalho, distribuir malotes, anunciar a chegada do cliente, emitir notas fiscais e recibos, atender o cliente com informações precisas, demonstrar conhecimentos de informática, demosntrar iniciativa, verificar cadastro e reserva, demonstrar pró atividade, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar senso de organização, demonstrar respeito mútuo, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, anotar telefonemas e recados, identificar o espaço físico da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, agendar reservas / consultas dos clientes, ouvir com atenção, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer informações meteorológicas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar paciência, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, averiguar horário de saída dos grupos, conferir idoneidade dos clientes, interagir com os outros departamentos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar autonomia, circular informações internas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar entusiasmo, transmitir recados e fax, demonstrar eficiência.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Arapongas

Recepcionista Atendente: Arapongas, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Arapongas - PR, ganha entre 1.670 e 2.475 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Carapicuíba

Recepcionista Atendente: Carapicuíba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Carapicuíba - SP, ganha entre 1.605 e 2.255 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 534 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Conselheiro Lafaiete

Recepcionista Atendente: Conselheiro Lafaiete, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Conselheiro Lafaiete - MG, ganha entre 1.479 e 2.084 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 484 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campo Mourão

Recepcionista Atendente: Campo Mourão, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campo Mourão - PR, ganha entre 1.624 e 2.421 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 383 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Bento Goncalves

Recepcionista Atendente: Bento Goncalves, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Bento Goncalves - RS, ganha entre 1.878 e 2.820 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 529 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guaratinguetá

Recepcionista Atendente: Guaratinguetá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guaratinguetá - SP, ganha entre 1.626 e 2.292 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Sorocaba

Recepcionista Bilíngüe: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.684 e 2.403 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Brasília

Recepcionista Bilíngüe: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe São Paulo

Recepcionista Bilíngüe: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.800 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 74.435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Natal

Recepcionista Bilíngüe: Natal, RN

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.432 e 1.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Belo Horizonte

Recepcionista Bilíngüe: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.698 e 2.644 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 18.072 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Rio de Janeiro

Recepcionista Bilíngüe: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.647 e 2.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.886 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Foz do Iguaçu

Recepcionista Bilíngüe: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 1.861 e 2.641 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.697 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.082 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Aracaju

Recepcionista Bilíngüe: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.409 e 1.892 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Goiânia

Recepcionista Bilíngüe: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.580 e 2.355 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Florianópolis

Recepcionista Bilíngüe: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.852 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 5.602 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Guarulhos

Recepcionista Bilíngüe: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.742 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.067 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.