CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar autonomia, demosntrar iniciativa, distribuir malotes, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., anunciar a chegada do cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, pré-cadastrar o cliente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, coordenar equipe, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar entusiasmo, conferir idoneidade dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar paciência, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar respeito mútuo, guardar volumes de prestadores de serviços, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propor associação de programas de fidelidade, ouvir com atenção, anotar telefonemas e recados, efetuar acertos em contas, demonstrar pró atividade, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, interagir com os outros departamentos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, receber pagamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acolher o cliente e passageiro, atender o cliente com informações precisas, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar interesse, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, averiguar horário de saída dos grupos, transmitir recados e fax, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, verificar cadastro e reserva, demonstrar espírito de equipe, imprimir relatórios de controle, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, encaminhar o cliente para os diversos setores, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, conferir documentos com identificação, circular informações internas, demonstrar eficiência, fornecer informações meteorológicas, organizar materiais de trabalho, demonstrar empatia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar conhecimentos de informática, agir com bom senso.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Bilíngüe Barueri

Recepcionista Bilíngüe: Barueri, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.759 e 2.646 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Campinas

Recepcionista Bilíngüe: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.763 e 2.596 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 6.522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Marilia

Recepcionista Bilíngüe: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.709 e 2.425 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Osasco

Recepcionista Bilíngüe: Osasco, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 1.678 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.475 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Santo André

Recepcionista Bilíngüe: Santo André, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.778 e 2.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.891 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Taubaté

Recepcionista Bilíngüe: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.605 e 2.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Mogi das Cruzes

Recepcionista Bilíngüe: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.635 e 2.291 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe João Pessoa

Recepcionista Bilíngüe: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.455 e 2.032 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.552 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Poços de Caldas

Recepcionista Bilíngüe: Poços de Caldas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Poços de Caldas - MG, ganha entre 1.555 e 2.230 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 678 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Vitoria

Recepcionista Bilíngüe: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.570 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Itu

Recepcionista Bilíngüe: Itu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Itu - SP, ganha entre 1.742 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Blumenau

Recepcionista Bilíngüe: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.803 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.565 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Porto Velho

Recepcionista Bilíngüe: Porto Velho, RO

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.548 e 2.279 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Recife

Recepcionista Bilíngüe: Recife, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.495 e 2.078 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.570 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Uberlândia

Recepcionista Bilíngüe: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.572 e 2.261 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.794 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Nova Friburgo

Recepcionista Bilíngüe: Nova Friburgo, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Nova Friburgo - RJ, ganha entre 1.511 e 2.068 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 860 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Montes Claros

Recepcionista Bilíngüe: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.440 e 1.973 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Manaus

Recepcionista Bilíngüe: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.472 e 2.092 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.