CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, agendar serviços, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar interesse, interagir com os outros departamentos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar pró atividade, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, coordenar equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar paciência, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, pré-cadastrar o cliente, acolher o cliente e passageiro, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar espírito de equipe, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demosntrar iniciativa, identificar o espaço físico da empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar conhecimentos de informática, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, receber pagamentos, atender o cliente com informações precisas, demonstrar eficiência, circular informações internas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, anotar telefonemas e recados, organizar materiais de trabalho, demonstrar respeito mútuo, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, entregar o crachá de visitante na entrada, imprimir relatórios de controle, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, emitir notas fiscais e recibos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, oferecer auxílio para a bagagem, distribuir malotes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., propor associação de programas de fidelidade, efetuar acertos em contas, conferir documentos com identificação, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar entusiasmo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar senso de organização, verificar cadastro e reserva, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, providenciar solicitações de reservas especiais, conferir idoneidade dos clientes, anunciar a chegada do cliente, demonstrar empatia, averiguar horário de saída dos grupos, fornecer informações meteorológicas, demonstrar autonomia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, agir com bom senso, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, participar de reuniões na troca de turnos, organizar malotes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Bilíngüe Cotia

Recepcionista Bilíngüe: Cotia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Cotia - SP, ganha entre 1.681 e 2.412 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Canoas

Recepcionista Bilíngüe: Canoas, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.609 e 2.295 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Ceará

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.505 e 2.206 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Catalão

Recepcionista Bilíngüe: Catalão, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Catalão - GO, ganha entre 1.475 e 2.089 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Contagem

Recepcionista Bilíngüe: Contagem, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 1.558 e 2.262 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.443 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.803 e 2.655 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.382 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Cuiabá

Recepcionista Bilíngüe: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.562 e 2.289 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe São José dos Campos

Recepcionista Bilíngüe: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.650 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Brusque

Recepcionista Bilíngüe: Brusque, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 1.887 e 2.639 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 690 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Pernambuco

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.468 e 2.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Londrina

Recepcionista Bilíngüe: Londrina, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.695 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Nova Lima

Recepcionista Bilíngüe: Nova Lima, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Nova Lima - MG, ganha entre 1.575 e 2.269 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 857 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Distrito Federal

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Jatai

Recepcionista Bilíngüe: Jatai, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Jatai - GO, ganha entre 1.535 e 2.269 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 473 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Juiz de Fora

Recepcionista Bilíngüe: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.483 e 2.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.597 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Vitoria da Conquista

Recepcionista Bilíngüe: Vitoria da Conquista, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria da Conquista - BA, ganha entre 1.422 e 1.925 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Mogi-Guaçu

Recepcionista Bilíngüe: Mogi-Guaçu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Mogi-Guaçu - SP, ganha entre 1.660 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 407 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Bragança Paulista

Recepcionista Bilíngüe: Bragança Paulista, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Bragança Paulista - SP, ganha entre 1.774 e 2.617 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 733 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.