CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve receber pagamentos, pré-cadastrar o cliente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, agir com bom senso, guardar volumes de prestadores de serviços, coordenar equipe, anunciar a chegada do cliente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, interagir com os outros departamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar autonomia, fornecer informações meteorológicas, verificar cadastro e reserva, averiguar horário de saída dos grupos, encaminhar o cliente para os diversos setores, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar espírito de equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, distribuir malotes, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar paciência, participar de reuniões na troca de turnos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, efetuar acertos em contas, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, conferir documentos com identificação, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar empatia, acolher o cliente e passageiro, imprimir relatórios de controle, demonstrar pró atividade, conferir idoneidade dos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, ouvir com atenção, emitir notas fiscais e recibos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, demonstrar interesse, oferecer auxílio para a bagagem, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar eficiência, circular informações internas, propor associação de programas de fidelidade, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar respeito mútuo, atender o cliente com informações precisas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, transmitir recados e fax, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar senso de organização, demosntrar iniciativa, demonstrar entusiasmo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, anotar telefonemas e recados.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Clínica Veterinária Natal

Atendente de Clínica Veterinária: Natal, RN

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.432 e 1.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Fortaleza

Atendente de Clínica Veterinária: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.529 e 2.261 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Cabo Frio

Atendente de Clínica Veterinária: Cabo Frio, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 1.507 e 2.084 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.291 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.688 e 2.466 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 30.983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Alagoas

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Alagoas, ganha entre 1.453 e 2.036 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.800 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Paraná

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.697 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.082 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Franca

Atendente de Clínica Veterinária: Franca, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.670 e 2.397 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Ananindeua

Atendente de Clínica Veterinária: Ananindeua, PA

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Ananindeua - PA, ganha entre 1.485 e 2.135 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Macaé

Atendente de Clínica Veterinária: Macaé, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 1.596 e 2.333 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Tubarão

Atendente de Clínica Veterinária: Tubarão, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Tubarão - SC, ganha entre 1.809 e 2.554 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Blumenau

Atendente de Clínica Veterinária: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.803 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.565 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Nova Iguaçu

Atendente de Clínica Veterinária: Nova Iguaçu, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 1.478 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Pinhais

Atendente de Consultório Veterinário: Pinhais, PR

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.753 e 2.484 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário São Paulo

Atendente de Consultório Veterinário: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.800 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 74.435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Taubaté

Atendente de Consultório Veterinário: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.605 e 2.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Guarujá

Atendente de Consultório Veterinário: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 1.728 e 2.521 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Santos

Atendente de Consultório Veterinário: Santos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.815 e 2.776 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.985 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Rio de Janeiro

Atendente de Consultório Veterinário: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.647 e 2.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.886 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.