CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve confirmar se o cliente possui programa de milhagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, propor associação de programas de fidelidade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, organizar materiais de trabalho, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar interesse, agir com bom senso, conferir documentos com identificação, imprimir relatórios de controle, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar autonomia, demonstrar empatia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, entregar o crachá de visitante na entrada, circular informações internas, receber pagamentos, demosntrar iniciativa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, anotar telefonemas e recados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, coordenar equipe, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, interagir com os outros departamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, atender o cliente com informações precisas, fornecer informações meteorológicas, organizar malotes, distribuir malotes, averiguar horário de saída dos grupos, transmitir recados e fax, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, oferecer auxílio para a bagagem, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, pré-cadastrar o cliente, demonstrar senso de organização, guardar volumes de prestadores de serviços, verificar cadastro e reserva, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar respeito mútuo, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar espírito de equipe, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar pró atividade, demonstrar entusiasmo, demonstrar paciência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, participar de reuniões na troca de turnos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, ouvir com atenção, acolher o cliente e passageiro, efetuar acertos em contas, emitir notas fiscais e recibos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar eficiência, anunciar a chegada do cliente, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Bilíngüe Atibaia

Recepcionista Bilíngüe: Atibaia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 1.707 e 2.470 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 799 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.509 e 2.165 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 13.601 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.531 e 2.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25.594 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.500 e 2.152 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 33.083 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Amazonas

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Amazonas, ganha entre 1.475 e 2.106 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Niterói

Recepcionista Bilíngüe: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 1.680 e 2.595 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.557 e 2.266 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Sumaré

Recepcionista Bilíngüe: Sumaré, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Sumaré - SP, ganha entre 1.673 e 2.401 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe São Bernardo do Campo

Recepcionista Bilíngüe: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.932 e 3.204 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Balneário Camboriú

Recepcionista Bilíngüe: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 1.895 e 2.750 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.567 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63.220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe Ubatuba

Recepcionista Bilíngüe: Ubatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando em Ubatuba - SP, ganha entre 1.679 e 2.339 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 504 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Campinas

Recepcionista de Crediário: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.763 e 2.596 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 6.522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Jaboatão dos Guararapes

Recepcionista de Crediário: Jaboatão dos Guararapes, PE

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Jaboatão dos Guararapes - PE, ganha entre 1.425 e 1.897 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 905 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Palmas

Recepcionista de Crediário: Palmas, TO

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.522 e 2.220 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Americana

Recepcionista de Crediário: Americana, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.736 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 945 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Araçatuba

Recepcionista de Crediário: Araçatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Araçatuba - SP, ganha entre 1.718 e 2.502 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 742 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário Araraquara

Recepcionista de Crediário: Araraquara, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 1.765 e 2.601 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.