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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve providenciar solicitações de reservas especiais, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir documentos com identificação, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar espírito de equipe, fornecer informações meteorológicas, demonstrar respeito mútuo, acolher o cliente e passageiro, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir malotes, propor associação de programas de fidelidade, agir com bom senso, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, anotar telefonemas e recados, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anunciar a chegada do cliente, demonstrar conhecimentos de informática, ouvir com atenção, circular informações internas, agendar reservas / consultas dos clientes, atender o cliente com informações precisas, demosntrar iniciativa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, oferecer auxílio para a bagagem, conferir idoneidade dos clientes, imprimir relatórios de controle, demonstrar empatia, efetuar acertos em contas, emitir notas fiscais e recibos, pré-cadastrar o cliente, entregar o crachá de visitante na entrada, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, interagir com os outros departamentos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar interesse, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar horário de saída dos grupos, encaminhar o cliente para os diversos setores, organizar malotes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, identificar o espaço físico da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar entusiasmo, demonstrar autonomia, demonstrar paciência, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, verificar cadastro e reserva, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, transmitir recados e fax, coordenar equipe, demonstrar eficiência, receber pagamentos, demonstrar pró atividade, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar senso de organização, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, organizar materiais de trabalho, participar de reuniões na troca de turnos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Consultório Veterinário São Paulo

Atendente de Consultório Veterinário: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.837 e 2.843 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 75.209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Florianópolis

Atendente de Consultório Veterinário: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.124 e 3.658 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 5.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Palmas

Atendente de Consultório Veterinário: Palmas, TO

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.567 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.422 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Varginha

Atendente de Consultório Veterinário: Varginha, MG

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Varginha - MG, ganha entre 1.616 e 2.429 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 590 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Aracaju

Atendente de Consultório Veterinário: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.453 e 1.995 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Taubaté

Atendente de Consultório Veterinário: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.642 e 2.241 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Distrito Federal

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.681 e 2.666 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.739 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.296 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Curitiba

Atendente de Consultório Veterinário: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.788 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.045 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Campinas

Atendente de Consultório Veterinário: Campinas, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.785 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.484 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Santos

Atendente de Consultório Veterinário: Santos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.847 e 2.819 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.036 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Duque de Caxias

Atendente de Consultório Veterinário: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.644 e 2.488 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.658 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Natal

Atendente de Consultório Veterinário: Natal, RN

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.458 e 2.011 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.545 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Rio Branco

Atendente de Consultório Veterinário: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.564 e 2.336 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.276 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Goiânia

Atendente de Consultório Veterinário: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.625 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12.917 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Rio de Janeiro

Atendente de Consultório Veterinário: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.684 e 2.590 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.957 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Joinville

Atendente de Consultório Veterinário: Joinville, SC

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.766 e 2.557 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.075 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: São Paulo

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.795 e 2.697 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 192.617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.