CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, agendar serviços, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar senso de organização, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, providenciar solicitações de reservas especiais, imprimir relatórios de controle, organizar materiais de trabalho, demonstrar eficiência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, verificar cadastro e reserva, circular informações internas, demonstrar paciência, demonstrar autonomia, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propor associação de programas de fidelidade, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, distribuir malotes, agir com bom senso, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, fornecer informações meteorológicas, demonstrar empatia, receber pagamentos, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, entregar o crachá de visitante na entrada, demosntrar iniciativa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar interesse, conferir idoneidade dos clientes, transmitir recados e fax, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, efetuar acertos em contas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, identificar o espaço físico da empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, emitir notas fiscais e recibos, averiguar horário de saída dos grupos, anunciar a chegada do cliente, anotar telefonemas e recados, pré-cadastrar o cliente, interagir com os outros departamentos, demonstrar espírito de equipe, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, organizar malotes, participar de reuniões na troca de turnos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, ouvir com atenção, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, coordenar equipe.