CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar espírito de equipe, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, verificar cadastro e reserva, transmitir recados e fax, entregar o crachá de visitante na entrada, agir com bom senso, demonstrar entusiasmo, ouvir com atenção, identificar o espaço físico da empresa, pré-cadastrar o cliente, demonstrar empatia, demosntrar iniciativa, providenciar solicitações de reservas especiais, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, organizar materiais de trabalho, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar respeito mútuo, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar interesse, participar de reuniões na troca de turnos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, fornecer informações meteorológicas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, oferecer auxílio para a bagagem, anunciar a chegada do cliente, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, interagir com os outros departamentos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propor associação de programas de fidelidade, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar pró atividade, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, conferir documentos com identificação, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, imprimir relatórios de controle, distribuir malotes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, efetuar acertos em contas, averiguar horário de saída dos grupos, circular informações internas, receber pagamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., emitir notas fiscais e recibos, demonstrar paciência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir idoneidade dos clientes, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, organizar malotes, encaminhar o cliente para os diversos setores, coordenar equipe, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar autonomia, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar senso de organização, demonstrar eficiência.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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