CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o cotidiano, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve acionar alarme de segurança em caso de assalto, verificar mapa de internação cirúrgico, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar pró atividade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, bloquear apartamento, registrar acompanhantes, verificar o pedido de internação, coordenar equipe, anunciar a chegada do cliente, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, solicitar o serviço de manobrista, circular informações internas, fornecer serviço de cofre, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, internar o paciente, imprimir relatórios de controle, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, interagir com os outros departamentos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, agir com bom senso, demonstrar senso de organização, distribuir malotes, imprimir listagem de pacientes internados, demonstrar autonomia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar conhecimentos de informática, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, ouvir com atenção, avisar a enfermagem da chegada do paciente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, organizar malotes, demonstrar interesse, distribuir jornais, revistas, flores etc., identificar o espaço físico da empresa, oferecer transporte ao cliente, agendar reservas / consultas dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anotar telefonemas e recados, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar espírito de equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar entusiasmo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transmitir recados e fax, entregar o crachá de visitante na entrada, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, organizar materiais de trabalho, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar paciência, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar eficiência, acionar serviço de higienização, verificar cadastro e reserva, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, emitir notas fiscais e recibos, atender o cliente com informações precisas, demonstrar respeito mútuo, acolher o cliente e passageiro, planejar o dia seguinte, pré-cadastrar o cliente, receber pagamentos, demosntrar iniciativa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, providenciar solicitações de reservas especiais.