CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, registrar acompanhantes, averiguar agenda semanal de eventos, emitir notas fiscais e recibos, bloquear apartamento, acolher o cliente e passageiro, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, avisar a enfermagem da chegada do paciente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, demonstrar pró atividade, pré-cadastrar o cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, imprimir listagem de pacientes internados, fornecer serviço de cofre, coordenar equipe, demonstrar conhecimentos de informática, organizar malotes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, entregar o crachá de visitante na entrada, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir jornais, revistas, flores etc., receber pagamentos, demosntrar iniciativa, oferecer transporte ao cliente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar autonomia, planejar o dia seguinte, anunciar a chegada do cliente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, verificar cadastro e reserva, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, circular informações internas, pedir forma de garantia de pagamento, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar eficiência, providenciar solicitações de reservas especiais, distribuir malotes, verificar o pedido de internação, organizar materiais de trabalho, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar espírito de equipe, demonstrar entusiasmo, encaminhar o cliente para os diversos setores, atender o cliente com informações precisas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acionar serviço de higienização, ouvir com atenção, anotar telefonemas e recados, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, verificar mapa de internação cirúrgico, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, agir com bom senso, internar o paciente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, identificar o espaço físico da empresa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar interesse, interagir com os outros departamentos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, transmitir recados e fax, imprimir relatórios de controle, demonstrar paciência, demonstrar senso de organização, agendar reservas / consultas dos clientes.