CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar eficiência, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar paciência, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demosntrar iniciativa, emitir notas fiscais e recibos, verificar cadastro e reserva, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar mapa de internação cirúrgico, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, distribuir jornais, revistas, flores etc., transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, agendar reservas / consultas dos clientes, solicitar o serviço de manobrista, oferecer transporte ao cliente, identificar o espaço físico da empresa, fornecer serviço de cofre, demonstrar senso de organização, acionar alarme de segurança em caso de assalto, avisar a enfermagem da chegada do paciente, receber pagamentos, oferecer auxílio para a bagagem, interagir com os outros departamentos, guardar volumes de prestadores de serviços, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, imprimir relatórios de controle, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, averiguar agenda semanal de eventos, transmitir recados e fax, agir com bom senso, demonstrar interesse, coordenar equipe, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, registrar acompanhantes, internar o paciente, circular informações internas, bloquear apartamento, providenciar solicitações de reservas especiais, anunciar a chegada do cliente, imprimir listagem de pacientes internados, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, anotar telefonemas e recados, organizar malotes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, ouvir com atenção, planejar o dia seguinte, demonstrar entusiasmo, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar autonomia, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar pró atividade, verificar o pedido de internação, demonstrar respeito mútuo, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar espírito de equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, distribuir malotes, organizar materiais de trabalho, demonstrar empatia, acionar serviço de higienização, demonstrar conhecimentos de informática, pré-cadastrar o cliente.