CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, observar normas internas de segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, distribuir malotes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, receber pagamentos, agir com bom senso, demonstrar interesse, fornecer serviço de cofre, distribuir jornais, revistas, flores etc., propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, verificar mapa de internação cirúrgico, pré-cadastrar o cliente, demonstrar conhecimentos de informática, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, averiguar agenda semanal de eventos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, planejar o dia seguinte, avisar a enfermagem da chegada do paciente, ouvir com atenção, oferecer transporte ao cliente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, organizar materiais de trabalho, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, imprimir listagem de pacientes internados, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar senso de organização, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, transmitir recados e fax, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, anunciar a chegada do cliente, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, acionar serviço de higienização, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, demonstrar autonomia, bloquear apartamento, anotar telefonemas e recados, acionar alarme de segurança em caso de assalto, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, verificar o pedido de internação, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, solicitar o serviço de manobrista, circular informações internas, atender o cliente com informações precisas, internar o paciente, demonstrar espírito de equipe, demonstrar paciência, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, encaminhar o cliente para os diversos setores, participar de reuniões na troca de turnos, registrar acompanhantes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar empatia, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, demonstrar respeito mútuo, entregar o crachá de visitante na entrada, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, emitir notas fiscais e recibos, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar pró atividade, interagir com os outros departamentos, demonstrar eficiência, imprimir relatórios de controle, demosntrar iniciativa, pedir forma de garantia de pagamento.