CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, guardar volumes de prestadores de serviços, encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, transmitir recados e fax, averiguar agenda semanal de eventos, coordenar equipe, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, verificar o pedido de internação, providenciar solicitações de reservas especiais, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, distribuir malotes, emitir notas fiscais e recibos, anotar telefonemas e recados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, organizar malotes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, anunciar a chegada do cliente, internar o paciente, participar de reuniões na troca de turnos, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demosntrar iniciativa, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, verificar cadastro e reserva, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, demonstrar interesse, agendar reservas / consultas dos clientes, oferecer transporte ao cliente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, oferecer auxílio para a bagagem, planejar o dia seguinte, bloquear apartamento, ouvir com atenção, demonstrar espírito de equipe, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar eficiência, solicitar o serviço de manobrista, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar senso de organização, avisar a enfermagem da chegada do paciente, demonstrar respeito mútuo, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, circular informações internas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, receber pagamentos, pré-cadastrar o cliente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, registrar acompanhantes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, acionar serviço de higienização, identificar o espaço físico da empresa, distribuir jornais, revistas, flores etc., atender o cliente com informações precisas, organizar materiais de trabalho, demonstrar pró atividade, demonstrar paciência, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar conhecimentos de informática, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, imprimir listagem de pacientes internados, fornecer serviço de cofre, acolher o cliente e passageiro, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, verificar mapa de internação cirúrgico, demonstrar empatia, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos.