CBO 4221-10 - Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-10 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-10
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve coordenar equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, pré-cadastrar o cliente, anunciar a chegada do cliente, oferecer auxílio para a bagagem, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar mapa de internação cirúrgico, averiguar agenda semanal de eventos, internar o paciente, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, planejar o dia seguinte, demosntrar iniciativa, circular informações internas, organizar materiais de trabalho, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, guardar volumes de prestadores de serviços, registrar acompanhantes, demonstrar autonomia, imprimir relatórios de controle, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, transmitir recados e fax, demonstrar eficiência, demonstrar espírito de equipe, demonstrar interesse, agendar reservas / consultas dos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar respeito mútuo, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, pedir forma de garantia de pagamento, verificar cadastro e reserva, imprimir listagem de pacientes internados, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, demonstrar conhecimentos de informática, acolher o cliente e passageiro, oferecer transporte ao cliente, demonstrar entusiasmo, distribuir malotes, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, distribuir jornais, revistas, flores etc., verificar o pedido de internação, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar senso de organização, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, emitir notas fiscais e recibos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, ouvir com atenção, interagir com os outros departamentos, bloquear apartamento, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar empatia, agir com bom senso, atender o cliente com informações precisas, organizar malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, acionar serviço de higienização, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, participar de reuniões na troca de turnos, receber pagamentos, avisar a enfermagem da chegada do paciente, fornecer serviço de cofre, providenciar solicitações de reservas especiais.