CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar autonomia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, anotar telefonemas e recados, demonstrar paciência, interagir com os outros departamentos, distribuir jornais, revistas, flores etc., efetuar acertos em contas, fornecer serviço de cofre, fechar contas masters, propor associação de programas de fidelidade, verificar cadastro e reserva, auxiliar o hóspede com atendimento médico, emitir o cartão de liberação de saída, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, circular informações internas, oferecer auxílio para a bagagem, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar interesse, ouvir com atenção, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar o cliente no caixa eletrônico, fornecer informações meteorológicas, receber pagamentos, averiguar agenda semanal de eventos, realizar câmbio de moedas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, emitir notas fiscais e recibos, preparar o mise-en-place, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, registrar acompanhantes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar senso de organização, emitir extrato de contas, demosntrar iniciativa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar conhecimentos de informática, pedir forma de garantia de pagamento, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar respeito mútuo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar eficiência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acolher o cliente e passageiro, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, solicitar o serviço de manobrista, lançar despesas em contas, demonstrar espírito de equipe, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar horário de saída dos grupos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, agir com bom senso, transmitir recados e fax, demonstrar pró atividade, coordenar equipe, anunciar a chegada do cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, planejar o dia seguinte, agendar reservas / consultas dos clientes, distribuir malotes, oferecer transporte ao cliente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar entusiasmo, imprimir relatórios de controle, bloquear apartamento, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, encerrar a conta no sistema, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, atualizar conta, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, efetuar cobrança no show, conferir documentos com identificação, atender o cliente com informações precisas, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, encerrar o pos - point of sale, avisar o concierge da chegada do hóspede, auxiliar o cliente com informações financeiras, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros.