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CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar autonomia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, anotar telefonemas e recados, demonstrar paciência, interagir com os outros departamentos, distribuir jornais, revistas, flores etc., efetuar acertos em contas, fornecer serviço de cofre, fechar contas masters, propor associação de programas de fidelidade, verificar cadastro e reserva, auxiliar o hóspede com atendimento médico, emitir o cartão de liberação de saída, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, circular informações internas, oferecer auxílio para a bagagem, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar interesse, ouvir com atenção, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar o cliente no caixa eletrônico, fornecer informações meteorológicas, receber pagamentos, averiguar agenda semanal de eventos, realizar câmbio de moedas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, emitir notas fiscais e recibos, preparar o mise-en-place, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, registrar acompanhantes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar senso de organização, emitir extrato de contas, demosntrar iniciativa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar conhecimentos de informática, pedir forma de garantia de pagamento, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar respeito mútuo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar eficiência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acolher o cliente e passageiro, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, solicitar o serviço de manobrista, lançar despesas em contas, demonstrar espírito de equipe, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar horário de saída dos grupos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, agir com bom senso, transmitir recados e fax, demonstrar pró atividade, coordenar equipe, anunciar a chegada do cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, planejar o dia seguinte, agendar reservas / consultas dos clientes, distribuir malotes, oferecer transporte ao cliente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar entusiasmo, imprimir relatórios de controle, bloquear apartamento, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, encerrar a conta no sistema, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, atualizar conta, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, efetuar cobrança no show, conferir documentos com identificação, atender o cliente com informações precisas, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, encerrar o pos - point of sale, avisar o concierge da chegada do hóspede, auxiliar o cliente com informações financeiras, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.826 e 2.847 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 56.778 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Brasil

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.814 e 2.829 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 56.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.826 e 2.847 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 56.778 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vilhena

Recepcionista de Hotel: Vilhena, RO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vilhena - RO, ganha entre 1.478 e 1.920 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ribeirão Preto

Recepcionista de Hotel: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.099 e 3.106 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 456 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Gramado

Recepcionista de Hotel: Gramado, RS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.956 e 2.955 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 748 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.749 e 2.649 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.009 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Jau

Recepcionista de Hotel: Jau, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.822 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José dos Campos

Recepcionista de Hotel: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.835 e 2.718 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Limeira

Recepcionista de Hotel: Limeira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.876 e 2.553 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vitoria

Recepcionista de Hotel: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.004 e 3.003 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: São Paulo

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.068 e 3.259 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Governador Valadares

Recepcionista de Hotel: Governador Valadares, MG

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.508 e 2.138 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.791 e 2.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Recife

Recepcionista de Hotel: Recife, PE

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.815 e 2.911 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Seguro

Recepcionista de Hotel: Porto Seguro, BA

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.728 e 2.548 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 826 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campina Grande

Recepcionista de Hotel: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.463 e 1.943 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Maringá

Recepcionista de Hotel: Maringá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.807 e 2.638 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.