CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar interesse, distribuir malotes, anotar telefonemas e recados, planejar o dia seguinte, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, conferir documentos com identificação, efetuar cobrança no show, oferecer auxílio para a bagagem, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar o hóspede com atendimento médico, circular informações internas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acolher o cliente e passageiro, averiguar horário de saída dos grupos, fechar contas masters, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, demonstrar paciência, bloquear apartamento, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, imprimir relatórios de controle, identificar o espaço físico da empresa, emitir o cartão de liberação de saída, encerrar o pos - point of sale, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar respeito mútuo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, realizar câmbio de moedas, atender o cliente com informações precisas, demonstrar espírito de equipe, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demosntrar iniciativa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar entusiasmo, atualizar conta, ouvir com atenção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, agendar reservas / consultas dos clientes, lançar despesas em contas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, pedir forma de garantia de pagamento, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar eficiência, interagir com os outros departamentos, auxiliar o cliente com informações financeiras, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, registrar acompanhantes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, participar de reuniões na troca de turnos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, coordenar equipe, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar agenda semanal de eventos, distribuir jornais, revistas, flores etc., auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, propor associação de programas de fidelidade, anunciar a chegada do cliente, demonstrar pró atividade, organizar materiais de trabalho, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encerrar a conta no sistema, avisar o concierge da chegada do hóspede, oferecer transporte ao cliente, efetuar acertos em contas, emitir extrato de contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, preparar o mise-en-place, demonstrar empatia, agir com bom senso, demonstrar conhecimentos de informática, guardar volumes de prestadores de serviços, transmitir recados e fax, fornecer serviço de cofre, encaminhar o cliente para os diversos setores, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar autonomia, solicitar o serviço de manobrista, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, receber pagamentos, fornecer informações meteorológicas.