CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, comunicar-se, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, realizar câmbio de moedas, planejar o dia seguinte, demonstrar autonomia, lançar despesas em contas, conferir documentos com identificação, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, coordenar equipe, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, transmitir recados e fax, ouvir com atenção, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, auxiliar o hóspede com atendimento médico, encaminhar o cliente para os diversos setores, agir com bom senso, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar respeito mútuo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar espírito de equipe, pedir forma de garantia de pagamento, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, efetuar cobrança no show, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, receber pagamentos, identificar o espaço físico da empresa, fornecer serviço de cofre, guardar volumes de prestadores de serviços, emitir extrato de contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, oferecer auxílio para a bagagem, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, averiguar horário de saída dos grupos, encerrar a conta no sistema, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, anotar telefonemas e recados, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, acolher o cliente e passageiro, demonstrar conhecimentos de informática, anunciar a chegada do cliente, demonstrar paciência, distribuir jornais, revistas, flores etc., consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, interagir com os outros departamentos, participar de reuniões na troca de turnos, distribuir malotes, demonstrar senso de organização, demonstrar pró atividade, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, oferecer transporte ao cliente, demonstrar empatia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, preparar o mise-en-place, efetuar acertos em contas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, circular informações internas, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar materiais de trabalho, atualizar conta, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, emitir o cartão de liberação de saída, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, imprimir relatórios de controle, atender o cliente com informações precisas, demonstrar interesse, fornecer informações meteorológicas, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, emitir notas fiscais e recibos, demosntrar iniciativa, avisar o concierge da chegada do hóspede, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar o cliente com informações financeiras, fechar contas masters, solicitar o serviço de manobrista, encerrar o pos - point of sale, registrar acompanhantes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, averiguar agenda semanal de eventos, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar eficiência, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., bloquear apartamento.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Várzea Grande

Recepcionista de Hotel: Várzea Grande, MT

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Várzea Grande - MT, ganha entre 1.616 e 2.445 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Balneário Camboriú

Recepcionista de Hotel: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 2.071 e 2.988 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.841 e 2.704 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.844 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Alegre

Recepcionista de Hotel: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.757 e 2.623 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José do Rio Preto

Recepcionista de Hotel: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.923 e 2.573 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 153 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Santos

Recepcionista de Hotel: Santos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.050 e 2.975 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio Grande do Norte

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Norte, ganha entre 1.496 e 2.195 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 508 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Natal

Recepcionista de Hotel: Natal, RN

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.562 e 2.344 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ilhéus

Recepcionista de Hotel: Ilhéus, BA

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ilhéus - BA, ganha entre 1.784 e 2.381 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 430 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Maceió

Recepcionista de Hotel: Maceió, AL

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.640 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel João Pessoa

Recepcionista de Hotel: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.418 e 1.952 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.976 e 2.977 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.011 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São Sebastiao

Recepcionista de Hotel: São Sebastiao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Sebastiao - SP, ganha entre 1.763 e 2.427 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campinas

Recepcionista de Hotel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.953 e 2.924 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 542 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campos do Jordao

Recepcionista de Hotel: Campos do Jordao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campos do Jordao - SP, ganha entre 1.742 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 305 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Foz do Iguaçu

Recepcionista de Hotel: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 2.108 e 3.111 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Marilia

Recepcionista de Hotel: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.909 e 2.671 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ipojuca

Recepcionista de Hotel: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.669 e 2.640 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 333 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.