CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer informações meteorológicas, guardar volumes de prestadores de serviços, anunciar a chegada do cliente, ouvir com atenção, demonstrar paciência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, emitir o cartão de liberação de saída, auxiliar o hóspede com atendimento médico, propor associação de programas de fidelidade, fornecer serviço de cofre, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar entusiasmo, averiguar agenda semanal de eventos, emitir extrato de contas, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, conferir documentos com identificação, identificar o espaço físico da empresa, encerrar a conta no sistema, avisar o concierge da chegada do hóspede, circular informações internas, demonstrar interesse, oferecer auxílio para a bagagem, distribuir jornais, revistas, flores etc., cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, solicitar o serviço de manobrista, agendar reservas / consultas dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, oferecer transporte ao cliente, acolher o cliente e passageiro, fechar contas masters, demonstrar espírito de equipe, preparar o mise-en-place, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demosntrar iniciativa, pedir forma de garantia de pagamento, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, participar de reuniões na troca de turnos, lançar despesas em contas, verificar cadastro e reserva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, planejar o dia seguinte, bloquear apartamento, demonstrar eficiência, organizar materiais de trabalho, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, realizar câmbio de moedas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar o cliente com informações financeiras, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, atualizar conta, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., interagir com os outros departamentos, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar autonomia, receber pagamentos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, emitir notas fiscais e recibos, encerrar o pos - point of sale, coordenar equipe, averiguar horário de saída dos grupos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, efetuar acertos em contas, demonstrar senso de organização, imprimir relatórios de controle, demonstrar empatia, agir com bom senso, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, efetuar cobrança no show, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, distribuir malotes, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, registrar acompanhantes, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, transmitir recados e fax, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atender o cliente com informações precisas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar conhecimentos de informática.