CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar autonomia, demonstrar respeito mútuo, participar de reuniões na troca de turnos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acolher o cliente e passageiro, efetuar cobrança no show, lançar despesas em contas, avisar o concierge da chegada do hóspede, fornecer informações meteorológicas, conferir documentos com identificação, circular informações internas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, solicitar o serviço de manobrista, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, organizar materiais de trabalho, propor associação de programas de fidelidade, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, registrar acompanhantes, agendar reservas / consultas dos clientes, anunciar a chegada do cliente, agir com bom senso, encerrar o pos - point of sale, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, distribuir jornais, revistas, flores etc., auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, bloquear apartamento, oferecer transporte ao cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, preparar o mise-en-place, receber pagamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., transmitir recados e fax, emitir notas fiscais e recibos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, fechar contas masters, pedir forma de garantia de pagamento, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar espírito de equipe, demonstrar interesse, averiguar horário de saída dos grupos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, interagir com os outros departamentos, demonstrar pró atividade, demonstrar senso de organização, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, demonstrar paciência, demonstrar eficiência, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, coordenar equipe, atualizar conta, imprimir relatórios de controle, averiguar agenda semanal de eventos, fornecer serviço de cofre, demosntrar iniciativa, distribuir malotes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, planejar o dia seguinte, verificar cadastro e reserva, encerrar a conta no sistema, emitir extrato de contas, auxiliar o hóspede com atendimento médico, emitir o cartão de liberação de saída, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, realizar câmbio de moedas, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar conhecimentos de informática, identificar o espaço físico da empresa, ouvir com atenção, atender o cliente com informações precisas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anotar telefonemas e recados, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, efetuar acertos em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar o cliente com informações financeiras, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa.