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CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve realizar câmbio de moedas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, lançar despesas em contas, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., oferecer auxílio para a bagagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, anunciar a chegada do cliente, demonstrar empatia, propor associação de programas de fidelidade, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar entusiasmo, demonstrar eficiência, pedir forma de garantia de pagamento, verificar cadastro e reserva, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, agendar reservas / consultas dos clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, atualizar conta, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, circular informações internas, guardar volumes de prestadores de serviços, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar o cliente com informações financeiras, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, atender o cliente com informações precisas, demonstrar pró atividade, demonstrar respeito mútuo, demonstrar espírito de equipe, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, avisar o concierge da chegada do hóspede, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar interesse, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, oferecer transporte ao cliente, emitir notas fiscais e recibos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, agir com bom senso, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer serviço de cofre, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, interagir com os outros departamentos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, distribuir malotes, demonstrar senso de organização, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, fechar contas masters, acionar alarme de segurança em caso de assalto, solicitar o serviço de manobrista, emitir extrato de contas, averiguar agenda semanal de eventos, conferir documentos com identificação, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência, receber pagamentos, efetuar acertos em contas, identificar o espaço físico da empresa, preparar o mise-en-place, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, acolher o cliente e passageiro, bloquear apartamento, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, distribuir jornais, revistas, flores etc., fornecer informações meteorológicas, providenciar solicitações de reservas especiais, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, registrar acompanhantes, encerrar a conta no sistema, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, anotar telefonemas e recados, transmitir recados e fax, demonstrar conhecimentos de informática, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar autonomia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, ouvir com atenção, imprimir relatórios de controle, planejar o dia seguinte, organizar materiais de trabalho, averiguar horário de saída dos grupos, participar de reuniões na troca de turnos, efetuar cobrança no show, coordenar equipe, demosntrar iniciativa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, emitir o cartão de liberação de saída, encerrar o pos - point of sale.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Ipojuca

Recepcionista de Hotel: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.633 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.620 e 2.425 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Curitiba

Recepcionista de Hotel: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.964 e 2.905 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Chapeco

Recepcionista de Hotel: Chapeco, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.853 e 2.675 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.609 e 2.374 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.475 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Cabo Frio

Recepcionista de Hotel: Cabo Frio, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 1.788 e 2.779 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Atibaia

Recepcionista de Hotel: Atibaia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 2.119 e 3.200 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Tocantins

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Tocantins, ganha entre 1.486 e 2.032 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 499 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Blumenau

Recepcionista de Hotel: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.038 e 2.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caxias do Sul

Recepcionista de Hotel: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.850 e 2.770 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Guarulhos

Recepcionista de Hotel: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.292 e 3.580 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Belo Horizonte

Recepcionista de Hotel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.938 e 2.983 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 839 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Itatiaia

Recepcionista de Hotel: Itatiaia, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itatiaia - RJ, ganha entre 1.681 e 2.459 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 175 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caldas Novas

Recepcionista de Hotel: Caldas Novas, GO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caldas Novas - GO, ganha entre 1.780 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.610 e 2.362 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.545 e 2.145 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 86 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.669 e 2.543 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.394 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.193 e 3.076 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.