CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, agendar serviços, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar respeito mútuo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, organizar materiais de trabalho, demosntrar iniciativa, encerrar a conta no sistema, anunciar a chegada do cliente, averiguar horário de saída dos grupos, oferecer transporte ao cliente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, transmitir recados e fax, demonstrar entusiasmo, efetuar cobrança no show, agir com bom senso, atender o cliente com informações precisas, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, oferecer auxílio para a bagagem, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, propor associação de programas de fidelidade, emitir notas fiscais e recibos, preparar o mise-en-place, auxiliar o cliente com informações financeiras, fornecer serviço de cofre, conferir documentos com identificação, demonstrar senso de organização, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, realizar câmbio de moedas, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar eficiência, demonstrar conhecimentos de informática, fornecer informações meteorológicas, bloquear apartamento, imprimir relatórios de controle, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, avisar o concierge da chegada do hóspede, emitir extrato de contas, pedir forma de garantia de pagamento, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, fechar contas masters, ouvir com atenção, lançar despesas em contas, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, distribuir jornais, revistas, flores etc., encaminhar o cliente para os diversos setores, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, distribuir malotes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, auxiliar o hóspede com atendimento médico, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, anotar telefonemas e recados, demonstrar autonomia, demonstrar pró atividade, interagir com os outros departamentos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, acolher o cliente e passageiro, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, averiguar agenda semanal de eventos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, providenciar solicitações de reservas especiais, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, planejar o dia seguinte, identificar o espaço físico da empresa, atualizar conta, receber pagamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, encerrar o pos - point of sale, efetuar acertos em contas, circular informações internas, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, verificar cadastro e reserva, agendar reservas / consultas dos clientes, registrar acompanhantes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, guardar volumes de prestadores de serviços, coordenar equipe, emitir o cartão de liberação de saída, participar de reuniões na troca de turnos, solicitar o serviço de manobrista, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar paciência.