CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimentos de informática, emitir notas fiscais e recibos, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, preparar o mise-en-place, verificar cadastro e reserva, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, encerrar o pos - point of sale, acolher o cliente e passageiro, transmitir recados e fax, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, bloquear apartamento, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar senso de organização, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, distribuir malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, registrar acompanhantes, averiguar agenda semanal de eventos, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, demonstrar eficiência, oferecer transporte ao cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, atender o cliente com informações precisas, anunciar a chegada do cliente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, ouvir com atenção, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, anotar telefonemas e recados, organizar materiais de trabalho, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, realizar câmbio de moedas, fornecer informações meteorológicas, emitir o cartão de liberação de saída, avisar o concierge da chegada do hóspede, participar de reuniões na troca de turnos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, identificar o espaço físico da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, propor associação de programas de fidelidade, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atualizar conta, agendar reservas / consultas dos clientes, lançar despesas em contas, averiguar horário de saída dos grupos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, planejar o dia seguinte, demonstrar empatia, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar paciência, auxiliar o cliente com informações financeiras, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, encerrar a conta no sistema, interagir com os outros departamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer serviço de cofre, auxiliar o hóspede com atendimento médico, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, circular informações internas, distribuir jornais, revistas, flores etc., fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, conferir documentos com identificação, receber pagamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar espírito de equipe, agir com bom senso, efetuar cobrança no show, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, providenciar solicitações de reservas especiais, emitir extrato de contas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, efetuar acertos em contas, coordenar equipe, imprimir relatórios de controle, demonstrar respeito mútuo, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar entusiasmo, demosntrar iniciativa, pedir forma de garantia de pagamento, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, solicitar o serviço de manobrista, acionar alarme de segurança em caso de assalto, fechar contas masters, demonstrar pró atividade, demonstrar interesse, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia.