CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve fornecer informações meteorológicas, solicitar o serviço de manobrista, transmitir recados e fax, ouvir com atenção, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, efetuar cobrança no show, auxiliar o hóspede com atendimento médico, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar respeito mútuo, demonstrar espírito de equipe, pedir forma de garantia de pagamento, emitir notas fiscais e recibos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar paciência, propor associação de programas de fidelidade, distribuir jornais, revistas, flores etc., imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, lançar despesas em contas, averiguar horário de saída dos grupos, conferir documentos com identificação, acionar alarme de segurança em caso de assalto, averiguar agenda semanal de eventos, planejar o dia seguinte, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, bloquear apartamento, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, agir com bom senso, encerrar o pos - point of sale, identificar o espaço físico da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demosntrar iniciativa, anunciar a chegada do cliente, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, efetuar acertos em contas, fechar contas masters, demonstrar entusiasmo, circular informações internas, verificar cadastro e reserva, demonstrar eficiência, encaminhar o cliente para os diversos setores, agendar reservas / consultas dos clientes, preparar o mise-en-place, interagir com os outros departamentos, auxiliar o cliente com informações financeiras, avisar o concierge da chegada do hóspede, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar conhecimentos de informática, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, anotar telefonemas e recados, demonstrar interesse, participar de reuniões na troca de turnos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, emitir extrato de contas, emitir o cartão de liberação de saída, realizar câmbio de moedas, receber pagamentos, oferecer transporte ao cliente, imprimir relatórios de controle, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, distribuir malotes, demonstrar senso de organização, fornecer serviço de cofre, atender o cliente com informações precisas, demonstrar empatia, providenciar solicitações de reservas especiais, encerrar a conta no sistema, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, coordenar equipe, acolher o cliente e passageiro, demonstrar pró atividade, registrar acompanhantes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar autonomia, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, organizar materiais de trabalho, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, atualizar conta, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro.