CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve encerrar o pos - point of sale, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar respeito mútuo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, imprimir relatórios de controle, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar entusiasmo, anotar telefonemas e recados, solicitar o serviço de manobrista, auxiliar o hóspede com atendimento médico, lançar despesas em contas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, emitir notas fiscais e recibos, conferir documentos com identificação, fechar contas masters, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, emitir extrato de contas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, verificar cadastro e reserva, planejar o dia seguinte, oferecer transporte ao cliente, distribuir malotes, participar de reuniões na troca de turnos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, encerrar a conta no sistema, coordenar equipe, transmitir recados e fax, fornecer serviço de cofre, bloquear apartamento, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, agir com bom senso, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, preparar o mise-en-place, demonstrar autonomia, demonstrar senso de organização, registrar acompanhantes, efetuar acertos em contas, demosntrar iniciativa, ouvir com atenção, emitir o cartão de liberação de saída, receber pagamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, distribuir jornais, revistas, flores etc., possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, atualizar conta, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, acolher o cliente e passageiro, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, efetuar cobrança no show, fornecer informações meteorológicas, demonstrar empatia, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar conhecimentos de informática, realizar câmbio de moedas, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., avisar o concierge da chegada do hóspede, auxiliar o cliente com informações financeiras, guardar volumes de prestadores de serviços, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar espírito de equipe, pedir forma de garantia de pagamento, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demonstrar interesse, propor associação de programas de fidelidade, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, identificar o espaço físico da empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, averiguar agenda semanal de eventos, organizar materiais de trabalho, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar paciência, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, circular informações internas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar pró atividade, demonstrar eficiência, averiguar horário de saída dos grupos, atender o cliente com informações precisas, anunciar a chegada do cliente.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Foz do Iguaçu

Recepcionista de Hotel: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 2.161 e 3.195 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 622 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caldas Novas

Recepcionista de Hotel: Caldas Novas, GO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caldas Novas - GO, ganha entre 1.761 e 2.590 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 259 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Itajaí

Recepcionista de Hotel: Itajaí, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 2.046 e 2.981 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 251 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campo Grande

Recepcionista de Hotel: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.694 e 2.646 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Atibaia

Recepcionista de Hotel: Atibaia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 2.089 e 3.181 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.639 e 2.501 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.468 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.722 e 2.611 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: São Paulo

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.027 e 3.182 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 13.960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.647 e 2.459 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.738 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Ceará

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.581 e 2.392 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.071 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Pernambuco

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.639 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.875 e 2.757 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.032 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.011 e 3.021 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.991 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ipojuca

Recepcionista de Hotel: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.637 e 2.511 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.767 e 2.662 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.948 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.906 e 3.204 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Pará

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pará, ganha entre 1.512 e 2.166 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Alagoas

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Alagoas, ganha entre 1.589 e 2.396 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 959 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.