CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve fechar contas masters, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar paciência, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar eficiência, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, preparar o mise-en-place, demonstrar entusiasmo, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, efetuar cobrança no show, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, providenciar solicitações de reservas especiais, efetuar acertos em contas, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, acolher o cliente e passageiro, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, agir com bom senso, registrar acompanhantes, conferir documentos com identificação, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, ouvir com atenção, oferecer transporte ao cliente, distribuir jornais, revistas, flores etc., retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar pró atividade, guardar volumes de prestadores de serviços, auxiliar o cliente com informações financeiras, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar respeito mútuo, imprimir relatórios de controle, emitir notas fiscais e recibos, interagir com os outros departamentos, averiguar agenda semanal de eventos, averiguar horário de saída dos grupos, oferecer auxílio para a bagagem, bloquear apartamento, distribuir malotes, organizar materiais de trabalho, encerrar o pos - point of sale, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar empatia, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar conhecimentos de informática, propor associação de programas de fidelidade, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, solicitar o serviço de manobrista, pedir forma de garantia de pagamento, coordenar equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, planejar o dia seguinte, circular informações internas, demosntrar iniciativa, demonstrar autonomia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, encerrar a conta no sistema, lançar despesas em contas, participar de reuniões na troca de turnos, transmitir recados e fax, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar senso de organização, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, atender o cliente com informações precisas, fornecer informações meteorológicas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atualizar conta, agendar reservas / consultas dos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, verificar cadastro e reserva, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, avisar o concierge da chegada do hóspede, anunciar a chegada do cliente, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, acionar alarme de segurança em caso de assalto, emitir extrato de contas, encaminhar o cliente para os diversos setores, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, emitir o cartão de liberação de saída, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, realizar câmbio de moedas, identificar o espaço físico da empresa, fornecer serviço de cofre, anotar telefonemas e recados, receber pagamentos.