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CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve circular informações internas, emitir extrato de contas, emitir o cartão de liberação de saída, demonstrar respeito mútuo, conferir documentos com identificação, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar conhecimentos de informática, verificar cadastro e reserva, fechar contas masters, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar eficiência, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, registrar acompanhantes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, coordenar equipe, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, oferecer transporte ao cliente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, distribuir malotes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, interagir com os outros departamentos, encaminhar o cliente para os diversos setores, bloquear apartamento, identificar o espaço físico da empresa, lançar despesas em contas, encerrar a conta no sistema, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar entusiasmo, averiguar horário de saída dos grupos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar empatia, solicitar o serviço de manobrista, acolher o cliente e passageiro, anunciar a chegada do cliente, realizar câmbio de moedas, atualizar conta, anotar telefonemas e recados, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, distribuir jornais, revistas, flores etc., encerrar o pos - point of sale, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, acionar alarme de segurança em caso de assalto, preparar o mise-en-place, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar autonomia, efetuar acertos em contas, efetuar cobrança no show, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar materiais de trabalho, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar espírito de equipe, demonstrar pró atividade, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, propor associação de programas de fidelidade, pedir forma de garantia de pagamento, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, atender o cliente com informações precisas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar interesse, providenciar solicitações de reservas especiais, avisar o concierge da chegada do hóspede, agir com bom senso, averiguar agenda semanal de eventos, oferecer auxílio para a bagagem, planejar o dia seguinte, guardar volumes de prestadores de serviços, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demosntrar iniciativa, fornecer informações meteorológicas, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, imprimir relatórios de controle, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer serviço de cofre, demonstrar paciência, receber pagamentos.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.675 e 2.493 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Distrito Federal

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.877 e 3.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 650 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Goiânia

Recepcionista de Hotel: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.656 e 2.467 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Manaus

Recepcionista de Hotel: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.599 e 2.375 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Pará

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pará, ganha entre 1.542 e 2.206 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Salvador

Recepcionista de Hotel: Salvador, BA

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.701 e 2.695 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vila Velha

Recepcionista de Hotel: Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.708 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Belém

Recepcionista de Hotel: Belém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.540 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Ceará

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.593 e 2.360 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.087 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Gramado

Guest Relations: Gramado, RS

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.965 e 2.973 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 751 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Foz do Iguaçu

Guest Relations: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 2.216 e 3.270 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 600 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Rio de Janeiro

Guest Relations: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.006 e 3.271 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.785 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Fortaleza

Guest Relations: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.588 e 2.280 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Porto Seguro

Guest Relations: Porto Seguro, BA

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.748 e 2.590 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 831 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Maceió

Guest Relations: Maceió, AL

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.652 e 2.496 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 518 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Recife

Guest Relations: Recife, PE

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.813 e 2.908 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Ipojuca

Guest Relations: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.633 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: São Paulo

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.068 e 3.259 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.