CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, comunicar-se, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, anotar telefonemas e recados, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar espírito de equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, averiguar agenda semanal de eventos, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, preparar o mise-en-place, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, pedir forma de garantia de pagamento, solicitar o serviço de manobrista, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, verificar cadastro e reserva, circular informações internas, receber pagamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, encerrar o pos - point of sale, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fechar contas masters, demonstrar eficiência, registrar acompanhantes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, emitir o cartão de liberação de saída, demonstrar paciência, demonstrar senso de organização, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, bloquear apartamento, demonstrar interesse, transmitir recados e fax, ouvir com atenção, demonstrar pró atividade, distribuir jornais, revistas, flores etc., anunciar a chegada do cliente, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar entusiasmo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, acionar alarme de segurança em caso de assalto, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, avisar o concierge da chegada do hóspede, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, participar de reuniões na troca de turnos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, fornecer serviço de cofre, lançar despesas em contas, efetuar cobrança no show, fornecer informações meteorológicas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encerrar a conta no sistema, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, interagir com os outros departamentos, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar o hóspede com atendimento médico, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar o cliente com informações financeiras, identificar o espaço físico da empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, efetuar acertos em contas, averiguar horário de saída dos grupos, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, emitir extrato de contas, agendar reservas / consultas dos clientes, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, oferecer transporte ao cliente, realizar câmbio de moedas, demosntrar iniciativa, agir com bom senso, conferir documentos com identificação, distribuir malotes, demonstrar autonomia, organizar materiais de trabalho, demonstrar conhecimentos de informática, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar respeito mútuo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, encaminhar o cliente para os diversos setores, imprimir relatórios de controle, emitir notas fiscais e recibos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, planejar o dia seguinte, atualizar conta, coordenar equipe, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento.