CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve acolher o cliente e passageiro, realizar câmbio de moedas, efetuar cobrança no show, demonstrar eficiência, fornecer informações meteorológicas, demonstrar pró atividade, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, fornecer serviço de cofre, demonstrar espírito de equipe, emitir extrato de contas, interagir com os outros departamentos, demonstrar respeito mútuo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, imprimir relatórios de controle, participar de reuniões na troca de turnos, distribuir jornais, revistas, flores etc., fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demosntrar iniciativa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, efetuar acertos em contas, encerrar o pos - point of sale, guardar volumes de prestadores de serviços, providenciar solicitações de reservas especiais, oferecer transporte ao cliente, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, coordenar equipe, organizar materiais de trabalho, verificar cadastro e reserva, avisar o concierge da chegada do hóspede, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., encaminhar o cliente para os diversos setores, agir com bom senso, atualizar conta, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, planejar o dia seguinte, auxiliar o hóspede com atendimento médico, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar senso de organização, emitir o cartão de liberação de saída, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, atender o cliente com informações precisas, demonstrar interesse, distribuir malotes, demonstrar empatia, demonstrar paciência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, auxiliar o cliente com informações financeiras, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, encerrar a conta no sistema, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, conferir documentos com identificação, oferecer auxílio para a bagagem, anunciar a chegada do cliente, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, averiguar agenda semanal de eventos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, solicitar o serviço de manobrista, bloquear apartamento, ouvir com atenção, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transmitir recados e fax, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demonstrar entusiasmo, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, averiguar horário de saída dos grupos, circular informações internas, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, fechar contas masters, registrar acompanhantes, pedir forma de garantia de pagamento, agendar reservas / consultas dos clientes, preparar o mise-en-place, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, propor associação de programas de fidelidade, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, receber pagamentos, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, anotar telefonemas e recados, lançar despesas em contas.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Guest Relations

Guest Relations: Minas Gerais

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.647 e 2.459 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.738 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Maceió

Guest Relations: Maceió, AL

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.648 e 2.513 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 526 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.767 e 2.662 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.948 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Gramado

Guest Relations: Gramado, RS

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.954 e 2.954 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 752 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: São Paulo

O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.027 e 3.182 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 13.960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa São Paulo

Recepcionista Caixa: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.325 e 3.940 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.998 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Rio de Janeiro

Recepcionista Caixa: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.962 e 3.195 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.850 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Aracaju

Recepcionista Caixa: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.486 e 2.089 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Porto Alegre

Recepcionista Caixa: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.795 e 2.668 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 524 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Manaus

Recepcionista Caixa: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.610 e 2.427 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Brasília

Recepcionista Caixa: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.837 e 3.128 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 650 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Londrina

Recepcionista Caixa: Londrina, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.873 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Campinas

Recepcionista Caixa: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.005 e 2.982 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 541 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Santos

Recepcionista Caixa: Santos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.102 e 3.086 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Recife

Recepcionista Caixa: Recife, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.773 e 2.829 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 283 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Florianópolis

Recepcionista Caixa: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.166 e 3.613 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Guarulhos

Recepcionista Caixa: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.210 e 3.417 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa Ribeirão Preto

Recepcionista Caixa: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.090 e 3.081 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 436 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.