CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demosntrar iniciativa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, distribuir malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer informações meteorológicas, imprimir relatórios de controle, preparar o mise-en-place, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, fechar contas masters, auxiliar o cliente com informações financeiras, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, propor associação de programas de fidelidade, pedir forma de garantia de pagamento, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer serviço de cofre, demonstrar interesse, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar pró atividade, verificar cadastro e reserva, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, encerrar a conta no sistema, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar eficiência, efetuar cobrança no show, anunciar a chegada do cliente, lançar despesas em contas, emitir extrato de contas, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, acolher o cliente e passageiro, emitir o cartão de liberação de saída, encerrar o pos - point of sale, bloquear apartamento, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar respeito mútuo, demonstrar senso de organização, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar conhecimentos de informática, transmitir recados e fax, providenciar solicitações de reservas especiais, atualizar conta, oferecer auxílio para a bagagem, solicitar o serviço de manobrista, anotar telefonemas e recados, oferecer transporte ao cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, planejar o dia seguinte, avisar o concierge da chegada do hóspede, atender o cliente com informações precisas, agendar reservas / consultas dos clientes, circular informações internas, demonstrar entusiasmo, conferir documentos com identificação, distribuir jornais, revistas, flores etc., enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, organizar materiais de trabalho, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar autonomia, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, coordenar equipe, registrar acompanhantes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, efetuar acertos em contas, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, agir com bom senso, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, realizar câmbio de moedas, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, receber pagamentos, demonstrar espírito de equipe, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar paciência, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, identificar o espaço físico da empresa.