CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve anotar telefonemas e recados, emitir extrato de contas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, auxiliar o hóspede com atendimento médico, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, interagir com os outros departamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, coordenar equipe, demonstrar paciência, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, fornecer informações meteorológicas, atualizar conta, demonstrar espírito de equipe, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, demonstrar senso de organização, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, oferecer transporte ao cliente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, bloquear apartamento, agir com bom senso, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, identificar o espaço físico da empresa, fornecer serviço de cofre, solicitar o serviço de manobrista, acolher o cliente e passageiro, receber pagamentos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, ouvir com atenção, realizar câmbio de moedas, demonstrar pró atividade, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar agenda semanal de eventos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demosntrar iniciativa, transmitir recados e fax, demonstrar respeito mútuo, demonstrar interesse, efetuar cobrança no show, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, circular informações internas, pedir forma de garantia de pagamento, efetuar acertos em contas, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, encerrar a conta no sistema, averiguar horário de saída dos grupos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, verificar cadastro e reserva, fechar contas masters, lançar despesas em contas, auxiliar o cliente com informações financeiras, participar de reuniões na troca de turnos, agendar reservas / consultas dos clientes, imprimir relatórios de controle, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, planejar o dia seguinte, emitir notas fiscais e recibos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, registrar acompanhantes, organizar materiais de trabalho, demonstrar eficiência, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar entusiasmo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, anunciar a chegada do cliente, propor associação de programas de fidelidade, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, distribuir jornais, revistas, flores etc., confirmar se o cliente possui programa de milhagem, encerrar o pos - point of sale, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, encaminhar o cliente para os diversos setores, preparar o mise-en-place, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, avisar o concierge da chegada do hóspede, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, distribuir malotes, conferir documentos com identificação, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar autonomia, emitir o cartão de liberação de saída, atender o cliente com informações precisas.