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CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve auxiliar o cliente com informações financeiras, averiguar agenda semanal de eventos, demosntrar iniciativa, participar de reuniões na troca de turnos, guardar volumes de prestadores de serviços, pedir forma de garantia de pagamento, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar espírito de equipe, realizar câmbio de moedas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, anunciar a chegada do cliente, ouvir com atenção, lançar despesas em contas, demonstrar pró atividade, identificar o espaço físico da empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atender o cliente com informações precisas, circular informações internas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, registrar acompanhantes, imprimir relatórios de controle, preparar o mise-en-place, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar entusiasmo, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fechar contas masters, planejar o dia seguinte, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, organizar materiais de trabalho, demonstrar paciência, acionar alarme de segurança em caso de assalto, propor associação de programas de fidelidade, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar empatia, emitir notas fiscais e recibos, encerrar o pos - point of sale, averiguar horário de saída dos grupos, emitir o cartão de liberação de saída, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, conferir documentos com identificação, fornecer informações meteorológicas, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, emitir extrato de contas, verificar cadastro e reserva, demonstrar interesse, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, anotar telefonemas e recados, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar eficiência, demonstrar autonomia, encaminhar o cliente para os diversos setores, distribuir jornais, revistas, flores etc., cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, coordenar equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar respeito mútuo, auxiliar o hóspede com atendimento médico, fornecer serviço de cofre, efetuar acertos em contas, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, efetuar cobrança no show, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, solicitar o serviço de manobrista, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, agir com bom senso, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, avisar o concierge da chegada do hóspede, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, receber pagamentos, demonstrar senso de organização, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, demonstrar conhecimentos de informática, oferecer transporte ao cliente, transmitir recados e fax, interagir com os outros departamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., atualizar conta, acolher o cliente e passageiro, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, encerrar a conta no sistema, bloquear apartamento, distribuir malotes.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

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