CBO 4221-30 - Concierge - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.
Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Concierge, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-30
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Concierge
O Concierge CBO 4221-30 prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.
Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.
Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.
Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.
Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.
Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.
Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.
Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.
Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-30 deve comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, prestar atendimnto/ apoio personalizado ao hóspede, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-30
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Concierge CBO 4221-30
Um Concierge (ou sinônimo) deve informar-se sobre o hóspede- preferências, necessidades, hábitos, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar conhecimentos de informática, providenciar solicitações de reservas especiais, demosntrar iniciativa, demonstrar empatia, demonstrar paciência, conferir documentos com identificação, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar o cliente com informações financeiras, colher feed-back das informações prestadas, demonstrar interesse, colher principais notícias e manchetes do dia, organizar as entregas aos hóspedes, auxiliar o hóspede com atendimento médico, circular informações internas, demonstrar espírito de equipe, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, agir com bom senso, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar pró atividade, oferecer auxílio para a bagagem, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, agendar reservas / consultas dos clientes, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspdes, distribuir jornais, revistas, flores etc., coordenar equipe, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, averiguar agenda semanal de eventos, lançar despesas em contas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, estabelecer rede de contatos para atendimento de sokicitações dos clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, ouvir com atenção, demonstrar eficiência, identificar o espaço físico da empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, demonstrar autonomia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, prestar assistência ao hóspede em casod e extravio de bagagem, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes- pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral, planejar o dia seguinte, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, acolher o cliente e passageiro, agendar transfers e carros executivos, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atender o cliente com informações precisas, demonstrar respeito mútuo, oferecer transporte ao cliente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, resolver pendências do dia anterior, consultar solicitações especiais de hóspedes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar senso de organização, fornecer informações meteorológicas, certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, acompanhar as solicitações dos hóspedes, atualizar banco de dados do estabelecimento, interagir com os outros departamentos, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar entusiasmo, oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, organizar materiais de trabalho, checar solicitações dos hóspedes, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa.