CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve atender o cliente, fornecer informações, treinar funcionários, comunicar-se, operar equipamentos, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais, prestar serviços, cadastrar informações, elaborar escalas de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve demonstrar prontidão, identificar pontos de melhoria, informar fuso-horário, informar alteração de número telefônico, sondar tipo de solicitação de serviço, redigir ordens de serviço, identificar tipo de chamada, digitar teclados, verificar cumprimento das normas de atendimento, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, cadastrar telefone e ramal de funcionários, atualizar painel de informações de eventos, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar entusiasmo, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, escutar atentamente - saber ouvir, encaminhar reclamações ao supervisor, demonstrar respeito com o cliente, lançar ligações manualmente, localizar pessoas, conservar equipamentos de trabalho, identificar-se - nome do atendente, identificar necessidades do cliente, atualizar cadastro, transmitir informações corretamente, operar pabx, demonstrar paciência, gravar informações, transmitir recados, demonstrar imparcialidade, bloquear ligações, cadastrar números de telefones, informar números de telefones internos, demonstrar auto-controle, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, responder a questionários de avaliação interna, informar códigos de área nacionais e internacionais, informar tarifas, demonstrar cordialidade, interpretar mensagem do cliente, informar horário de atendimento, sugerir agenda de folgas, cadastrar telefone e ramais de empresas, ouvir o cliente, propor medidas corretivas, programar pabx, anotar recados, higienizar equipamentos de trabalho, manter sigilo, demonstrar agilidade, transmitir normas de atendimento padrão, demonstrar segurança, registrar pendências de informações, acionar despertador automático, pronunciar-se claramente, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar pontualidade, direcionar cliente a outros serviços, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, transferir chamadas internas e externas, participar de cursos específicos, comunicar-se em outros idiomas, consultar banco de dados de procedimentos via internet, pesquisar banco de dados telefônico, operar plataforma de atendimento telefônico, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar objetividade, informar sobre eventos e cursos, saudar o cliente, preencher boleto de tarifa, identificar código de serviço na tela do computador, retornar contato com cliente, demonstrar capacidade de assimilação, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, fazer monitoria ativa, dominar o idioma inglês, despertar hóspedes pelo telefone, adeqüar o tom de voz, preencher livros de ocorrências diárias, identificar origem da chamada, informar endereços da empresa e filiais, registrar reclamações de trote, consultar terminal de informações, interceptar ligações, informar ramais, falar formalmente, acompanhar ligação.