CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve comunicar-se, treinar funcionários, prestar serviços, fornecer informações, cadastrar informações, elaborar escalas de trabalho, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, atender o cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve lançar ligações manualmente, programar pabx, direcionar cliente a outros serviços, retornar contato com cliente, transmitir recados, atualizar cadastro, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, adeqüar o tom de voz, escutar atentamente - saber ouvir, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar capacidade de assimilação, redigir ordens de serviço, saudar o cliente, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, demonstrar imparcialidade, informar fuso-horário, transmitir informações corretamente, localizar pessoas, pronunciar-se claramente, comunicar-se em outros idiomas, cadastrar telefone e ramal de funcionários, demonstrar agilidade, responder a questionários de avaliação interna, cadastrar telefone e ramais de empresas, higienizar equipamentos de trabalho, anotar recados, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, cadastrar números de telefones, digitar teclados, fazer monitoria ativa, identificar origem da chamada, informar alteração de número telefônico, consultar banco de dados de procedimentos via internet, acionar despertador automático, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar respeito com o cliente, operar plataforma de atendimento telefônico, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, identificar necessidades do cliente, registrar reclamações de trote, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar pontualidade, sondar tipo de solicitação de serviço, demonstrar auto-controle, propor medidas corretivas, despertar hóspedes pelo telefone, demonstrar segurança, participar de cursos específicos, transmitir normas de atendimento padrão, preencher boleto de tarifa, informar códigos de área nacionais e internacionais, informar tarifas, interpretar mensagem do cliente, demonstrar entusiasmo, ouvir o cliente, demonstrar cordialidade, acompanhar ligação, atualizar painel de informações de eventos, identificar-se - nome do atendente, encaminhar reclamações ao supervisor, demonstrar objetividade, sugerir agenda de folgas, identificar código de serviço na tela do computador, informar valor de ligações concluídas via operador, preencher livros de ocorrências diárias, identificar pontos de melhoria, bloquear ligações, gravar informações, identificar tipo de chamada, registrar pendências de informações, informar sobre eventos e cursos, informar números de telefones internos, demonstrar paciência, informar horário de atendimento, interceptar ligações, completar chamadas nacionais e internacionais, transferir chamadas internas e externas, informar ramais, consultar terminal de informações, demonstrar prontidão, dominar o idioma inglês, operar pabx, verificar cumprimento das normas de atendimento, pesquisar banco de dados telefônico, falar formalmente, manter sigilo.