CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve prestar serviços, elaborar escalas de trabalho, monitorar atendimentos, fornecer informações, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, atender o cliente, treinar funcionários, cadastrar informações, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve atualizar painel de informações de eventos, informar códigos de área nacionais e internacionais, identificar-se - nome do atendente, despertar hóspedes pelo telefone, manter sigilo, completar chamadas nacionais e internacionais, cadastrar números de telefones, demonstrar pontualidade, transmitir normas de atendimento padrão, informar sobre eventos e cursos, cadastrar telefone e ramal de funcionários, consultar terminal de informações, identificar tipo de chamada, redigir ordens de serviço, pesquisar banco de dados telefônico, identificar origem da chamada, demonstrar cordialidade, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, acompanhar ligação, operar pabx, demonstrar respeito com o cliente, consultar banco de dados de procedimentos via internet, cadastrar telefone e ramais de empresas, transferir chamadas internas e externas, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, informar alteração de número telefônico, interceptar ligações, conservar equipamentos de trabalho, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, demonstrar paciência, demonstrar objetividade, saudar o cliente, registrar pendências de informações, encaminhar reclamações ao supervisor, preencher boleto de tarifa, demonstrar entusiasmo, informar números de telefones internos, transmitir recados, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, higienizar equipamentos de trabalho, bloquear ligações, verificar cumprimento das normas de atendimento, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar auto-controle, informar endereços da empresa e filiais, participar de cursos específicos, lançar ligações manualmente, informar ramais, demonstrar imparcialidade, operar plataforma de atendimento telefônico, informar fuso-horário, interpretar mensagem do cliente, demonstrar prontidão, escutar atentamente - saber ouvir, localizar pessoas, responder a questionários de avaliação interna, informar valor de ligações concluídas via operador, registrar reclamações de trote, fazer monitoria ativa, dominar o idioma inglês, demonstrar agilidade, preencher livros de ocorrências diárias, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, atualizar cadastro, informar horário de atendimento, informar tarifas, transmitir informações corretamente, demonstrar capacidade de assimilação, digitar teclados, falar formalmente, retornar contato com cliente, adeqüar o tom de voz, programar pabx, direcionar cliente a outros serviços, ouvir o cliente, solicitar auxílio de operadoras internacionais, identificar código de serviço na tela do computador, anotar recados, gravar informações, acionar despertador automático, pronunciar-se claramente, identificar necessidades do cliente, sugerir agenda de folgas, demonstrar segurança, propor medidas corretivas, sondar tipo de solicitação de serviço, identificar pontos de melhoria.