CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve cadastrar informações, operar equipamentos, atender o cliente, comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, monitorar atendimentos, treinar funcionários, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, fornecer informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve identificar-se - nome do atendente, transmitir informações corretamente, identificar pontos de melhoria, demonstrar respeito com o cliente, operar pabx, demonstrar cordialidade, propor medidas corretivas, demonstrar prontidão, responder a questionários de avaliação interna, encaminhar reclamações ao supervisor, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, transmitir recados, transmitir normas de atendimento padrão, demonstrar pontualidade, higienizar equipamentos de trabalho, ouvir o cliente, escutar atentamente - saber ouvir, saudar o cliente, informar alteração de número telefônico, demonstrar agilidade, informar endereços da empresa e filiais, informar tarifas, interpretar mensagem do cliente, identificar necessidades do cliente, redigir ordens de serviço, comunicar-se em outros idiomas, adeqüar o tom de voz, atualizar cadastro, demonstrar entusiasmo, fazer monitoria ativa, informar ramais, transferir chamadas internas e externas, sugerir agenda de folgas, demonstrar objetividade, cadastrar telefone e ramal de funcionários, localizar pessoas, demonstrar segurança, identificar tipo de chamada, pronunciar-se claramente, identificar origem da chamada, informar números de telefones internos, cadastrar números de telefones, operar plataforma de atendimento telefônico, registrar reclamações de trote, dominar o idioma inglês, informar valor de ligações concluídas via operador, identificar código de serviço na tela do computador, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, retornar contato com cliente, completar chamadas nacionais e internacionais, cadastrar telefone e ramais de empresas, demonstrar paciência, demonstrar imparcialidade, falar formalmente, consultar terminal de informações, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, demonstrar auto-controle, informar fuso-horário, registrar pendências de informações, anotar recados, interceptar ligações, acionar despertador automático, demonstrar capacidade de assimilação, preencher livros de ocorrências diárias, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, direcionar cliente a outros serviços, sondar tipo de solicitação de serviço, programar pabx, despertar hóspedes pelo telefone, conservar equipamentos de trabalho, consultar banco de dados de procedimentos via internet, bloquear ligações, gravar informações, lançar ligações manualmente, informar sobre eventos e cursos, pesquisar banco de dados telefônico, manter sigilo, digitar teclados, informar horário de atendimento, participar de cursos específicos, acompanhar ligação, atualizar painel de informações de eventos, informar códigos de área nacionais e internacionais, verificar cumprimento das normas de atendimento, solicitar auxílio de operadoras internacionais, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, preencher boleto de tarifa.