CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve fornecer informações, treinar funcionários, atender o cliente, elaborar escalas de trabalho, comunicar-se, operar equipamentos, cadastrar informações, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, monitorar atendimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve transmitir recados, fazer monitoria ativa, direcionar cliente a outros serviços, digitar teclados, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, encaminhar reclamações ao supervisor, solicitar auxílio de operadoras internacionais, preencher boleto de tarifa, identificar origem da chamada, participar de cursos específicos, adeqüar o tom de voz, interpretar mensagem do cliente, localizar pessoas, informar sobre eventos e cursos, acompanhar ligação, higienizar equipamentos de trabalho, transmitir normas de atendimento padrão, identificar necessidades do cliente, demonstrar cordialidade, demonstrar imparcialidade, demonstrar auto-controle, registrar reclamações de trote, demonstrar respeito com o cliente, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, conservar equipamentos de trabalho, pronunciar-se claramente, falar formalmente, informar alteração de número telefônico, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, informar valor de ligações concluídas via operador, identificar pontos de melhoria, identificar código de serviço na tela do computador, demonstrar entusiasmo, programar pabx, cadastrar telefone e ramais de empresas, ouvir o cliente, preencher livros de ocorrências diárias, pesquisar banco de dados telefônico, retornar contato com cliente, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar capacidade de assimilação, dominar o idioma inglês, operar plataforma de atendimento telefônico, sondar tipo de solicitação de serviço, atualizar painel de informações de eventos, interceptar ligações, identificar tipo de chamada, propor medidas corretivas, cadastrar números de telefones, comunicar-se em outros idiomas, anotar recados, transmitir informações corretamente, demonstrar pontualidade, informar horário de atendimento, despertar hóspedes pelo telefone, escutar atentamente - saber ouvir, sugerir agenda de folgas, verificar cumprimento das normas de atendimento, consultar terminal de informações, registrar pendências de informações, lançar ligações manualmente, informar códigos de área nacionais e internacionais, operar pabx, demonstrar agilidade, transferir chamadas internas e externas, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, cadastrar telefone e ramal de funcionários, responder a questionários de avaliação interna, saudar o cliente, bloquear ligações, informar endereços da empresa e filiais, informar ramais, informar fuso-horário, gravar informações, informar tarifas, identificar-se - nome do atendente, redigir ordens de serviço, informar números de telefones internos, demonstrar prontidão, atualizar cadastro, consultar banco de dados de procedimentos via internet, demonstrar objetividade, demonstrar paciência, demonstrar segurança, acionar despertador automático, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, manter sigilo.