CBO 4222-10 - Teleoperador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.

Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Teleoperador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telefonia.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Teleoperador

O Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.

Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.

Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.

Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.

Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.

Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.

Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.

Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4222-10 deve monitorar atendimentos, fornecer informações, cadastrar informações, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, prestar serviços, operar equipamentos, atender o cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-10

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Teleoperador CBO 4222-10

Um Teleoperador (ou sinônimo) deve demonstrar segurança, digitar mensagem, encaminhar reclamações ao supervisor, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, demonstrar cordialidade, interceptar ligações, informar números de telefones internos, pesquisar restrições do telefone, demonstrar respeito com o cliente, agendar chamadas com intérprete, registrar pendências de informações, escutar atentamente - saber ouvir, saudar o cliente, acompanhar ligação, ouvir o cliente, identificar origem da chamada, identificar-se - nome do atendente, preencher bilhete, comunicar-se em outros idiomas, transferir chamadas internas e externas, consultar terminal de informações, registrar reclamações de trote, falar formalmente, pesquisar normas para ligações internacionais - info, demonstrar prontidão, sondar tipo de solicitação de serviço, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar objetividade, identificar necessidades do cliente, atentar para comunicados na tela do computador, demonstrar pontualidade, higienizar equipamentos de trabalho, especificar atendimentos diários, cadastrar números de telefones, demonstrar capacidade de assimilação, transmitir informações corretamente, demonstrar imparcialidade, dominar o idioma inglês, informar fuso-horário, informar tarifas, ler mensagem para cliente, manter sigilo, averiguar números solicitados no exterior, demonstrar paciência, informar códigos de área nacionais e internacionais, retornar contato com cliente, adeqüar o tom de voz, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, identificar código de serviço na tela do computador, informar alteração de número telefônico, demonstrar agilidade, sugerir agenda de folgas, localizar pessoas, identificar tipo de chamada, informar números de telefones nacionais e internacionais, consultar banco de dados de procedimentos via internet, informar horário de atendimento, digitar teclados, demonstrar entusiasmo, pesquisar banco de dados telefônico, operar plataforma de atendimento telefônico, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar auto-controle, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, informar valor de ligações concluídas via operador, solicitar auxílio de operadoras internacionais, pronunciar-se claramente, programar mensagem, direcionar cliente a outros serviços.

Cargos e salários CBO 4222-10 - Operadores de telefonia

Salário Teleoperador

Teleoperador: Brasil

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.475 e 2.118 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 15.631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia)

Operador Bilíngüe (telefonia): Brasil

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.475 e 2.118 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 15.631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia)

Operador Internacional (telefonia): Brasil

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.475 e 2.118 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 15.631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador São Paulo

Teleoperador: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.503 e 2.219 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 7.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Fortaleza

Teleoperador: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.382 e 1.747 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.936 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Goiânia

Teleoperador: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.447 e 1.993 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Brasília

Teleoperador: Brasília, DF

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.700 e 2.446 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 235 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Recife

Operador Bilíngüe (telefonia): Recife, PE

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.912 e 2.722 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Curitiba

Operador Bilíngüe (telefonia): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.412 e 1.928 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) São Paulo

Operador Bilíngüe (telefonia): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.503 e 2.219 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 7.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Brasília

Operador Bilíngüe (telefonia): Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.700 e 2.446 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 235 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Belo Horizonte

Operador Bilíngüe (telefonia): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.489 e 2.051 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia) São Paulo

Operador Internacional (telefonia): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.503 e 2.219 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 7.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia)

Operador Internacional (telefonia): São Paulo

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.502 e 2.214 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 8.744 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.