CBO 4222-10 - Teleoperador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.
Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Teleoperador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Teleoperador
O Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.
Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.
Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.
Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.
Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.
Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.
Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.
Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-10 deve monitorar atendimentos, fornecer informações, cadastrar informações, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, prestar serviços, operar equipamentos, atender o cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-10
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Teleoperador CBO 4222-10
Um Teleoperador (ou sinônimo) deve demonstrar segurança, digitar mensagem, encaminhar reclamações ao supervisor, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, demonstrar cordialidade, interceptar ligações, informar números de telefones internos, pesquisar restrições do telefone, demonstrar respeito com o cliente, agendar chamadas com intérprete, registrar pendências de informações, escutar atentamente - saber ouvir, saudar o cliente, acompanhar ligação, ouvir o cliente, identificar origem da chamada, identificar-se - nome do atendente, preencher bilhete, comunicar-se em outros idiomas, transferir chamadas internas e externas, consultar terminal de informações, registrar reclamações de trote, falar formalmente, pesquisar normas para ligações internacionais - info, demonstrar prontidão, sondar tipo de solicitação de serviço, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar objetividade, identificar necessidades do cliente, atentar para comunicados na tela do computador, demonstrar pontualidade, higienizar equipamentos de trabalho, especificar atendimentos diários, cadastrar números de telefones, demonstrar capacidade de assimilação, transmitir informações corretamente, demonstrar imparcialidade, dominar o idioma inglês, informar fuso-horário, informar tarifas, ler mensagem para cliente, manter sigilo, averiguar números solicitados no exterior, demonstrar paciência, informar códigos de área nacionais e internacionais, retornar contato com cliente, adeqüar o tom de voz, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, identificar código de serviço na tela do computador, informar alteração de número telefônico, demonstrar agilidade, sugerir agenda de folgas, localizar pessoas, identificar tipo de chamada, informar números de telefones nacionais e internacionais, consultar banco de dados de procedimentos via internet, informar horário de atendimento, digitar teclados, demonstrar entusiasmo, pesquisar banco de dados telefônico, operar plataforma de atendimento telefônico, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar auto-controle, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, informar valor de ligações concluídas via operador, solicitar auxílio de operadoras internacionais, pronunciar-se claramente, programar mensagem, direcionar cliente a outros serviços.