CBO 4222-10 - Teleoperador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.
Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Teleoperador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Teleoperador
O Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.
Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.
Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.
Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.
Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.
Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.
Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.
Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-10 deve demonstrar competências pessoais, elaborar escalas de trabalho, operar equipamentos, comunicar-se, atender o cliente, fornecer informações, prestar serviços, monitorar atendimentos, cadastrar informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-10
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Teleoperador CBO 4222-10
Um Teleoperador (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de assimilação, pesquisar restrições do telefone, direcionar cliente a outros serviços, identificar código de serviço na tela do computador, demonstrar auto-controle, localizar pessoas, transmitir informações corretamente, interceptar ligações, consultar terminal de informações, programar mensagem, agendar chamadas com intérprete, demonstrar entusiasmo, consultar banco de dados de procedimentos via internet, ouvir o cliente, demonstrar segurança, informar números de telefones nacionais e internacionais, atentar para comunicados na tela do computador, digitar mensagem, demonstrar paciência, identificar necessidades do cliente, transferir chamadas internas e externas, pronunciar-se claramente, demonstrar pontualidade, sondar tipo de solicitação de serviço, identificar tipo de chamada, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, informar alteração de número telefônico, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, identificar-se - nome do atendente, falar formalmente, informar fuso-horário, encaminhar reclamações ao supervisor, identificar origem da chamada, demonstrar imparcialidade, informar valor de ligações concluídas via operador, averiguar números solicitados no exterior, especificar atendimentos diários, manter sigilo, digitar teclados, informar códigos de área nacionais e internacionais, pesquisar banco de dados telefônico, conservar equipamentos de trabalho, informar tarifas, informar horário de atendimento, sugerir agenda de folgas, registrar reclamações de trote, cadastrar números de telefones, retornar contato com cliente, ler mensagem para cliente, pesquisar normas para ligações internacionais - info, demonstrar objetividade, adeqüar o tom de voz, comunicar-se em outros idiomas, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar agilidade, demonstrar prontidão, saudar o cliente, escutar atentamente - saber ouvir, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, acompanhar ligação, solicitar auxílio de operadoras internacionais, informar números de telefones internos, registrar pendências de informações, demonstrar cordialidade, operar plataforma de atendimento telefônico, dominar o idioma inglês, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar respeito com o cliente, preencher bilhete.