Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo

O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-05 deve cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05

Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve demonstrar empatia, oferecer benefícios variados, informar relação custo-benefício, confirmar dados cadastrais, agendar retorno - follow-up, demonstrar capacidade de persuasão, identificar clientes potenciais, finalizar contato e/ou ocorrência, depurar informações, oferecer alternativas de produtos e serviços, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar objetividade, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, informar prazo de entrega, identificar problemas, consultar área técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, abordar o cliente, negociar valor de débitos, consultar supervisor, descrever o produto, demonstrar capacidade de comunicação, providenciar retirada de restrições ao crédito, verificar disponibilidade de entrega, pesquisar perfil do entrevistado, reverter a insatisfação do cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, negociar descontos, analisar reclamações com maior flexibilidade, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, argumentar com o cliente/solicitante, evidenciar vantagens do produto ou serviço, orientar o usuário/solicitante, demonstrar auto controle, identificar-se ao cliente, oferecer vantagens, calcular encargos do débito, oferecer formas e condiçoes de pagamento, informar sanções contratuais, demonstrar agilidade no atendimento, realizar triagem de atendimento, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, aplicar questionário, informar restrições ao crédito, demonstrar atenção concentrada, registrar respostas em papel, trabalhar em equipe, demonstrar qualidade de voz e dicção, esclarecer dúvidas, efetivar a venda, solicitar providências técnicas junto a área competente, comunicar débitos, administrar conflitos, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, demonstrar capacidade de resiliência, finalizar pendência técnica, negociar datas de pagamento, avaliar perfil de consumo, fornecer informações, negociar valores, oferecer soluções, confirmar dados, demonstrar paciência, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, demonstrar o cliente a sua importância, consultar histórico, registrar respostas em formulário eletrônico, definir formas de pagamento, solicitar informações ao cliente, demonstrar capacidade de tomar decisões, finalizar pendências de serviços, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, ouvir mensagem do cliente/solicitante, atualizar cadastro por telefone, atualizar listas, direcionar atendimento.

Cargos e salários CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.499 e 2.143 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 58.364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São José dos Campos

Operador de Telemarketing Ativo: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO - trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.264 e 1.841 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO -.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Belém

Operador de Telemarketing Ativo: Belém, PA

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.702 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Ativo: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.632 e 2.269 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.027 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.501 e 2.171 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 26.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Florianópolis

Operador de Telemarketing Ativo: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.509 e 2.077 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.429 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São José do Rio Preto

Operador de Telemarketing Ativo: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.590 e 2.312 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 554 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Ativo: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.451 e 1.981 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.717 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Blumenau

Operador de Telemarketing Ativo: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.913 e 2.720 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Curitiba

Operador de Telemarketing Ativo: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.445 e 1.978 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.566 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Birigui

Operador de Telemarketing Ativo: Birigui, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.862 e 2.473 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 859 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maceió

Operador de Telemarketing Ativo: Maceió, AL

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.429 e 1.914 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São Caetano do Sul

Operador de Telemarketing Ativo: São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.408 e 1.919 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Vitoria

Operador de Telemarketing Ativo: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.778 e 2.346 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Duque de Caxias

Operador de Telemarketing Ativo: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.469 e 1.996 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Goiânia

Operador de Telemarketing Ativo: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.542 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 750 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Bahia

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.454 e 1.989 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maringá

Operador de Telemarketing Ativo: Maringá, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.758 e 2.496 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.