CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins
O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing ativo
O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4223-05 deve cobrar débitos, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05
Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve negociar valor de débitos, atualizar listas, fornecer informações, demonstrar capacidade de saber ouvir, informar sanções contratuais, consultar supervisor, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, oferecer formas e condiçoes de pagamento, atualizar cadastro por telefone, confirmar dados cadastrais, identificar clientes potenciais, confirmar dados, informar disponibilidade de serviços agregados, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar auto controle, descrever o produto, agendar retorno - follow-up, identificar necessidades do interlocutor, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, argumentar com o cliente/solicitante, informar restrições ao crédito, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, enviar mensagens pós-atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, registrar respostas em formulário eletrônico, solicitar informações ao cliente, demonstrar atenção concentrada, ouvir mensagem do cliente/solicitante, evidenciar vantagens do produto ou serviço, administrar conflitos, efetivar a venda, negociar valores, reverter a insatisfação do cliente, finalizar pendência técnica, consultar manuais, procedimentos e etc, consultar histórico, negociar datas de pagamento, demonstrar paciência, depurar informações, informar relação custo-benefício, calcular encargos do débito, demonstrar capacidade de persuasão, pesquisar perfil do entrevistado, negociar descontos, identificar-se ao cliente, direcionar atendimento, demonstrar capacidade de resiliência, definir formas de pagamento, identificar problemas, demonstrar o cliente a sua importância, oferecer benefícios variados, solicitar providências técnicas junto a área competente, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, oferecer soluções, orientar o usuário/solicitante, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, providenciar retirada de restrições ao crédito, finalizar contato e/ou ocorrência, comunicar débitos, demonstrar objetividade, demonstrar qualidade de voz e dicção, registrar respostas em papel, finalizar pendências de serviços, consultar área técnica, avaliar perfil de consumo, demonstrar agilidade no atendimento, abordar o cliente, aplicar questionário, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar capacidade de comunicação, oferecer vantagens, trabalhar em equipe, esclarecer dúvidas, informar prazo de entrega, demonstrar empatia, realizar triagem de atendimento.