CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins
O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing ativo
O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4223-05 deve cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05
Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve demonstrar empatia, oferecer benefícios variados, informar relação custo-benefício, confirmar dados cadastrais, agendar retorno - follow-up, demonstrar capacidade de persuasão, identificar clientes potenciais, finalizar contato e/ou ocorrência, depurar informações, oferecer alternativas de produtos e serviços, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar objetividade, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, informar prazo de entrega, identificar problemas, consultar área técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, abordar o cliente, negociar valor de débitos, consultar supervisor, descrever o produto, demonstrar capacidade de comunicação, providenciar retirada de restrições ao crédito, verificar disponibilidade de entrega, pesquisar perfil do entrevistado, reverter a insatisfação do cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, negociar descontos, analisar reclamações com maior flexibilidade, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, argumentar com o cliente/solicitante, evidenciar vantagens do produto ou serviço, orientar o usuário/solicitante, demonstrar auto controle, identificar-se ao cliente, oferecer vantagens, calcular encargos do débito, oferecer formas e condiçoes de pagamento, informar sanções contratuais, demonstrar agilidade no atendimento, realizar triagem de atendimento, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, aplicar questionário, informar restrições ao crédito, demonstrar atenção concentrada, registrar respostas em papel, trabalhar em equipe, demonstrar qualidade de voz e dicção, esclarecer dúvidas, efetivar a venda, solicitar providências técnicas junto a área competente, comunicar débitos, administrar conflitos, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, demonstrar capacidade de resiliência, finalizar pendência técnica, negociar datas de pagamento, avaliar perfil de consumo, fornecer informações, negociar valores, oferecer soluções, confirmar dados, demonstrar paciência, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, demonstrar o cliente a sua importância, consultar histórico, registrar respostas em formulário eletrônico, definir formas de pagamento, solicitar informações ao cliente, demonstrar capacidade de tomar decisões, finalizar pendências de serviços, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, ouvir mensagem do cliente/solicitante, atualizar cadastro por telefone, atualizar listas, direcionar atendimento.