CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins
O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing ativo
O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4223-05 deve cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos, realizar pesquisas, atender usuários de produtos e ou serviços, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05
Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve reverter a insatisfação do cliente, fornecer informações, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, definir formas de pagamento, demonstrar capacidade de persuasão, consultar histórico, analisar reclamações com maior flexibilidade, demonstrar capacidade de saber ouvir, calcular encargos do débito, descrever o produto, pesquisar perfil do entrevistado, evidenciar vantagens do produto ou serviço, direcionar atendimento, demonstrar capacidade de comunicação, identificar clientes potenciais, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, negociar datas de pagamento, consultar manuais, procedimentos e etc, identificar problemas, atualizar listas, realizar triagem de atendimento, negociar descontos, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, registrar respostas em formulário eletrônico, aplicar questionário, argumentar com o cliente/solicitante, demonstrar qualidade de voz e dicção, providenciar retirada de restrições ao crédito, abordar o cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, identificar necessidades do interlocutor, informar prazo de entrega, confirmar dados, finalizar contato e/ou ocorrência, verificar disponibilidade de entrega, avaliar perfil de consumo, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, demonstrar atenção concentrada, orientar o usuário/solicitante, comunicar débitos, consultar supervisor, oferecer vantagens, enviar mensagens pós-atendimento, efetivar a venda, depurar informações, finalizar pendências de serviços, negociar valor de débitos, solicitar informações ao cliente, negociar valores, agendar retorno - follow-up, demonstrar empatia, demonstrar agilidade no atendimento, administrar conflitos, atualizar cadastro por telefone, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer benefícios variados, finalizar pendência técnica, informar relação custo-benefício, demonstrar o cliente a sua importância, consultar área técnica, oferecer soluções, informar restrições ao crédito, demonstrar capacidade de tomar decisões, solicitar providências técnicas junto a área competente, confirmar dados cadastrais, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar paciência, informar sanções contratuais, demonstrar auto controle, oferecer formas e condiçoes de pagamento, esclarecer dúvidas, registrar respostas em papel, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, identificar-se ao cliente, demonstrar objetividade.