CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins
O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing ativo
O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4223-05 deve demonstrar competências pessoais, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, cobrar débitos, cadastrar clientes, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar pesquisas, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05
Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, negociar descontos, oferecer benefícios variados, aplicar questionário, confirmar dados, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de saber ouvir, analisar reclamações com maior flexibilidade, demonstrar capacidade de comunicação, abordar o cliente, demonstrar capacidade de resiliência, informar relação custo-benefício, atualizar cadastro por telefone, demonstrar auto controle, informar prazo de entrega, identificar clientes potenciais, avaliar perfil de consumo, esclarecer dúvidas, reverter a insatisfação do cliente, comunicar débitos, solicitar providências técnicas junto a área competente, informar disponibilidade de serviços agregados, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, depurar informações, informar sanções contratuais, finalizar pendências de serviços, oferecer formas e condiçoes de pagamento, efetivar a venda, informar restrições ao crédito, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar atenção concentrada, agendar retorno - follow-up, administrar conflitos, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de tomar decisões, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar agilidade no atendimento, calcular encargos do débito, identificar necessidades do interlocutor, argumentar com o cliente/solicitante, consultar manuais, procedimentos e etc, confirmar dados cadastrais, demonstrar qualidade de voz e dicção, identificar-se ao cliente, consultar supervisor, definir formas de pagamento, negociar valor de débitos, registrar respostas em formulário eletrônico, demonstrar capacidade de persuasão, consultar histórico, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, enviar mensagens pós-atendimento, negociar datas de pagamento, pesquisar perfil do entrevistado, fornecer informações, identificar problemas, trabalhar em equipe, registrar respostas em papel, demonstrar o cliente a sua importância, solicitar informações ao cliente, demonstrar objetividade, realizar triagem de atendimento, negociar valores, consultar área técnica, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, finalizar pendência técnica, finalizar contato e/ou ocorrência, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, atualizar listas, verificar disponibilidade de entrega, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer soluções, oferecer vantagens, direcionar atendimento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, descrever o produto, orientar o usuário/solicitante.