CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo

O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-05 deve oferecer serviços e produtos, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, cobrar débitos, cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05

Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve argumentar com o cliente/solicitante, avaliar perfil de consumo, calcular encargos do débito, demonstrar paciência, abordar o cliente, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, demonstrar capacidade de comunicação, trabalhar em equipe, realizar triagem de atendimento, verificar disponibilidade de entrega, comunicar débitos, consultar manuais, procedimentos e etc, agendar retorno - follow-up, reverter a insatisfação do cliente, identificar-se ao cliente, efetivar a venda, oferecer soluções, consultar histórico, consultar supervisor, informar restrições ao crédito, registrar respostas em papel, identificar clientes potenciais, esclarecer dúvidas, finalizar pendência técnica, descrever o produto, atualizar listas, providenciar retirada de restrições ao crédito, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, analisar reclamações com maior flexibilidade, aplicar questionário, oferecer formas e condiçoes de pagamento, informar relação custo-benefício, ouvir mensagem do cliente/solicitante, informar sanções contratuais, negociar descontos, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, demonstrar qualidade de voz e dicção, oferecer benefícios variados, negociar datas de pagamento, evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar capacidade de resiliência, oferecer alternativas de produtos e serviços, fornecer informações, definir formas de pagamento, solicitar providências técnicas junto a área competente, negociar valores, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar capacidade de persuasão, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, orientar o usuário/solicitante, demonstrar atenção concentrada, informar prazo de entrega, demonstrar objetividade, identificar problemas, direcionar atendimento, confirmar dados, solicitar informações ao cliente, pesquisar perfil do entrevistado, demonstrar auto controle, atualizar cadastro por telefone, demonstrar agilidade no atendimento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, confirmar dados cadastrais, demonstrar capacidade de tomar decisões, depurar informações, informar disponibilidade de serviços agregados, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar capacidade de saber ouvir, enviar mensagens pós-atendimento, finalizar pendências de serviços, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, registrar respostas em formulário eletrônico, consultar área técnica, administrar conflitos, oferecer vantagens, negociar valor de débitos, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar empatia.

Cargos e salários CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo Criciúma

Operador de Telemarketing Ativo: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.571 e 2.205 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Bauru

Operador de Telemarketing Ativo: Bauru, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.370 e 1.794 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.763 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Natal

Operador de Telemarketing Ativo: Natal, RN

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.402 e 1.883 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 149 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Florianópolis

Operador de Telemarketing Ativo: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.454 e 2.020 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 2.250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maceió

Operador de Telemarketing Ativo: Maceió, AL

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.418 e 1.923 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maringá

Operador de Telemarketing Ativo: Maringá, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.696 e 2.476 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Aracaju

Operador de Telemarketing Ativo: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.439 e 1.949 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São Leopoldo

Operador de Telemarketing Ativo: São Leopoldo, RS

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Leopoldo - RS, ganha entre 1.525 e 2.402 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Cuiabá

Operador de Telemarketing Ativo: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.447 e 1.897 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 188 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.