CBO 4223-10 - Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.

Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.

Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo e receptivo

O Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.

Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.

Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-10 deve demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar pesquisas, cobrar débitos, oferecer serviços e produtos.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-10

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo (ou sinônimo) deve evidenciar vantagens do produto ou serviço, demonstrar o cliente a sua importância, avaliar perfil de consumo, negociar descontos, negociar datas de pagamento, demonstrar capacidade de persuasão, enviar mensagens pós-atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, efetivar a venda, direcionar atendimento, demonstrar capacidade de saber ouvir, aplicar questionário, finalizar pendência técnica, registrar respostas em formulário eletrônico, confirmar dados, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, negociar valor de débitos, identificar problemas, agendar retorno - follow-up, atualizar cadastro por telefone, consultar manuais, procedimentos e etc, informar restrições ao crédito, oferecer alternativas de produtos e serviços, identificar-se ao cliente, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, comunicar débitos, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, identificar clientes potenciais, finalizar pendências de serviços, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, consultar supervisor, calcular encargos do débito, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de resiliência, atualizar listas, demonstrar agilidade no atendimento, registrar respostas em papel, descrever o produto, oferecer formas e condiçoes de pagamento, oferecer vantagens, solicitar providências técnicas junto a área competente, reverter a insatisfação do cliente, consultar histórico, administrar conflitos, demonstrar capacidade de tomar decisões, solicitar informações ao cliente, demonstrar qualidade de voz e dicção, negociar valores, demonstrar paciência, definir formas de pagamento, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, abordar o cliente, informar sanções contratuais, identificar necessidades do interlocutor, confirmar dados cadastrais, informar prazo de entrega, oferecer soluções, ouvir mensagem do cliente/solicitante, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar atenção concentrada, demonstrar auto controle, finalizar contato e/ou ocorrência, consultar área técnica, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, demonstrar objetividade, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, esclarecer dúvidas, oferecer benefícios variados, trabalhar em equipe, orientar o usuário/solicitante, depurar informações, verificar disponibilidade de entrega, fornecer informações, informar relação custo-benefício, realizar triagem de atendimento, demonstrar empatia, pesquisar perfil do entrevistado, argumentar com o cliente/solicitante, demonstrar capacidade de comunicação.

Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Bahia

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.344 e 1.787 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 16.447 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.574 e 2.315 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 2.132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Sorocaba

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.351 e 1.759 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.297 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo João Pessoa

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.345 e 1.761 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 9.204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Vitoria

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.410 e 1.827 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.065 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Rio Branco

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.324 e 1.711 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.982 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Fortaleza

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.354 e 1.776 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.138 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Luís

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Luís, MA

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.342 e 1.722 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.675 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Curitiba

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.365 e 1.768 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 37.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Porto Alegre

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.602 e 2.388 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 670 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.447 e 2.097 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 10.382 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.363 e 1.803 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 20.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Salvador

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Salvador, BA

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.357 e 1.816 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 11.040 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Maceió

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Maceió, AL

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.374 e 1.773 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São José dos Campos

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.398 e 1.888 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.059 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Belém

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Belém, PA

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.426 e 1.952 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Guarulhos

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.386 e 1.908 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.680 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Brasília

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.527 e 2.247 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.