Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 4223-10 - Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.

Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.

Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo e receptivo

O Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.

Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.

Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-10 deve cobrar débitos, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar pesquisas, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-10

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo (ou sinônimo) deve demonstrar auto controle, providenciar retirada de restrições ao crédito, argumentar com o cliente/solicitante, esclarecer dúvidas, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, demonstrar qualidade de voz e dicção, demonstrar agilidade no atendimento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, pesquisar perfil do entrevistado, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, enviar mensagens pós-atendimento, consultar histórico, registrar respostas em formulário eletrônico, agendar retorno - follow-up, administrar conflitos, demonstrar objetividade, analisar reclamações com maior flexibilidade, realizar triagem de atendimento, fornecer informações, calcular encargos do débito, orientar o usuário/solicitante, finalizar pendências de serviços, informar restrições ao crédito, descrever o produto, informar sanções contratuais, informar relação custo-benefício, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, verificar disponibilidade de entrega, oferecer vantagens, atualizar cadastro por telefone, consultar supervisor, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar capacidade de comunicação, confirmar dados cadastrais, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, informar prazo de entrega, atualizar listas, demonstrar o cliente a sua importância, registrar respostas em papel, trabalhar em equipe, negociar valores, orientar usuário de telefonia, abordar o cliente, avaliar perfil de consumo, confirmar dados, negociar valor de débitos, reverter a insatisfação do cliente, definir formas de pagamento, oferecer formas e condiçoes de pagamento, comunicar débitos, evidenciar vantagens do produto ou serviço, identificar problemas, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, consultar manuais, procedimentos e etc, informar disponibilidade de serviços agregados, aplicar questionário, negociar datas de pagamento, identificar clientes potenciais, demonstrar empatia, consultar área técnica, negociar descontos, identificar-se ao cliente, oferecer benefícios variados, demonstrar capacidade de resiliência, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar atenção concentrada, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar capacidade de saber ouvir, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, oferecer soluções, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar capacidade de tomar decisões, finalizar pendência técnica, depurar informações, solicitar informações ao cliente, direcionar atendimento, identificar necessidades do interlocutor, efetivar a venda, demonstrar paciência.

Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Paraíba

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.396 e 1.794 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 14.149 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Goiânia

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.416 e 1.871 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Governador Valadares

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Governador Valadares, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.380 e 1.734 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Sorocaba

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.387 e 1.785 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Ribeirão Preto

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.497 e 2.123 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Limeira

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Limeira, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.375 e 1.729 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Florianópolis

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.429 e 1.917 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 6.737 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Itajaí

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Itajaí, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 2.011 e 3.075 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Jose

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Jose, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 1.579 e 2.157 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio Grande do Norte

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio Grande do Norte, ganha entre 1.449 e 1.991 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 13.103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.420 e 1.885 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 17.704 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.515 e 2.221 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 175.988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Montes Claros

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.386 e 1.758 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 18.018 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campina Grande

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.397 e 1.798 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.825 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Santa Catarina

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.509 e 2.188 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 10.478 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Juiz de Fora

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.395 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Goiás

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.425 e 1.902 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.835 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.509 e 2.166 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 10.121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.