CBO 4223-10 - Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.

Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.

Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho

CBO 4223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo e receptivo

O Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10 prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa.

Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções.

Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-10 deve realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar pesquisas, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, cobrar débitos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-10

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo e receptivo CBO 4223-10

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo (ou sinônimo) deve informar restrições ao crédito, negociar valor de débitos, consultar manuais, procedimentos e etc, finalizar pendência técnica, realizar triagem de atendimento, finalizar contato e/ou ocorrência, esclarecer dúvidas, atualizar cadastro por telefone, negociar descontos, registrar respostas em formulário eletrônico, ouvir mensagem do cliente/solicitante, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, oferecer formas e condiçoes de pagamento, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar agilidade no atendimento, evidenciar vantagens do produto ou serviço, pesquisar perfil do entrevistado, identificar clientes potenciais, demonstrar objetividade, descrever o produto, depurar informações, administrar conflitos, demonstrar capacidade de tomar decisões, informar disponibilidade de serviços agregados, negociar valores, demonstrar capacidade de saber ouvir, definir formas de pagamento, negociar datas de pagamento, oferecer soluções, oferecer benefícios variados, trabalhar em equipe, demonstrar qualidade de voz e dicção, reverter a insatisfação do cliente, orientar usuário de telefonia, demonstrar auto controle, aplicar questionário, demonstrar capacidade de comunicação, identificar problemas, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar o cliente a sua importância, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, enviar mensagens pós-atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, solicitar informações ao cliente, agendar retorno - follow-up, verificar disponibilidade de entrega, consultar supervisor, demonstrar atenção concentrada, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, confirmar dados, finalizar pendências de serviços, comunicar débitos, avaliar perfil de consumo, informar relação custo-benefício, oferecer alternativas de produtos e serviços, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, informar sanções contratuais, atualizar listas, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, consultar histórico, providenciar retirada de restrições ao crédito, argumentar com o cliente/solicitante, fornecer informações, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, oferecer vantagens, direcionar atendimento, efetivar a venda, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de persuasão, informar prazo de entrega, consultar área técnica, abordar o cliente, registrar respostas em papel, demonstrar empatia, calcular encargos do débito, orientar o usuário/solicitante, confirmar dados cadastrais, identificar-se ao cliente.

Cargos e salários CBO 4223-10 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Uberlândia

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.368 e 1.770 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 9.562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Jundiaí

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.486 e 2.248 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Paulo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.474 e 2.181 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 104.034 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São José do Rio Preto

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.463 e 2.116 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Santana de Parnaíba

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Santana de Parnaíba, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Santana de Parnaíba - SP, ganha entre 1.431 e 1.969 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Aracaju

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.390 e 1.816 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 640 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Franca

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Franca, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.453 e 1.949 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.330 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Bauru

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Bauru, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.393 e 1.838 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 4.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Juiz de Fora

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.357 e 1.733 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo São Jose

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: São Jose, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 1.585 e 2.198 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Goiânia

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.366 e 1.809 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.692 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Recife

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Recife, PE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.358 e 1.787 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.801 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Marilia

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Marilia, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.364 e 1.803 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 4.985 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Campinas

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Campinas, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.453 e 2.053 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.622 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Joinville

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Joinville, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.520 e 2.216 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Londrina

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Londrina, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.600 e 2.357 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Taboão da Serra

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Taboão da Serra, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Taboão da Serra - SP, ganha entre 1.340 e 1.740 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.
Salário Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Cajamar

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo: Cajamar, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando em Cajamar - SP, ganha entre 2.095 e 3.521 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-10.