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CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, prestar serviços técnicos e especializados, atender usuários de produtos e ou serviços, cobrar débitos, demonstrar competências pessoais, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve descrever o produto, demonstrar auto controle, negociar valor de débitos, finalizar pendências de serviços, atualizar listas, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar capacidade de saber ouvir, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar agilidade no atendimento, efetivar a venda, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de tomar decisões, atualizar cadastro por telefone, esclarecer dúvidas, informar prazo de entrega, consultar área técnica, consultar histórico, oferecer vantagens, demonstrar o cliente a sua importância, depurar informações, abordar o cliente, demonstrar atenção concentrada, identificar-se ao cliente, definir formas de pagamento, identificar clientes potenciais, solicitar informações ao cliente, demonstrar qualidade de voz e dicção, negociar descontos, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar paciência, argumentar com o cliente/solicitante, trabalhar em equipe, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar capacidade de resiliência, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer formas e condiçoes de pagamento, realizar triagem de atendimento, reverter a insatisfação do cliente, direcionar atendimento, demonstrar empatia, avaliar perfil de consumo, identificar problemas, solicitar providências técnicas junto a área competente, oferecer benefícios variados, orientar usuário de telefonia, comunicar débitos, demonstrar objetividade, confirmar dados cadastrais, negociar valores, fornecer informações, verificar disponibilidade de entrega, informar relação custo-benefício, identificar necessidades do interlocutor, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, oferecer soluções, evidenciar vantagens do produto ou serviço, informar sanções contratuais, demonstrar capacidade de persuasão, administrar conflitos, agendar retorno - follow-up, analisar reclamações com maior flexibilidade, consultar supervisor, calcular encargos do débito, confirmar dados, negociar datas de pagamento, informar restrições ao crédito, providenciar retirada de restrições ao crédito, enviar mensagens pós-atendimento, orientar o usuário/solicitante.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Receptivo Manaus

Operador de Telemarketing Receptivo: Manaus, AM

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.476 e 1.993 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Tubarão

Atendente de Telemarketing: Tubarão, SC

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Tubarão - SC, ganha entre 1.822 e 2.448 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São José do Rio Preto

Atendente de Telemarketing: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.708 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Franca

Atendente de Telemarketing: Franca, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.679 e 2.382 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Maranhão

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Maranhão, ganha entre 1.497 e 1.981 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Rio de Janeiro

Atendente de Telemarketing: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.695 e 2.757 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Canoas

Atendente de Telemarketing: Canoas, RS

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.671 e 2.495 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Uberlândia

Atendente de Telemarketing: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.430 e 1.920 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.566 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Ceará

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.428 e 1.908 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 7.587 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Salvador

Atendente de Telemarketing: Salvador, BA

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.460 e 1.992 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 685 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Barueri

Atendente de Telemarketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.528 e 2.232 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.054 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Minas Gerais

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.477 e 2.070 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 10.549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Ribeirão Preto

Atendente de Telemarketing: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.633 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Blumenau

Atendente de Telemarketing: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.760 e 2.684 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing João Pessoa

Atendente de Telemarketing: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.411 e 1.849 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Porto Alegre

Atendente de Telemarketing: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.572 e 2.229 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.469 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Pará

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Pará, ganha entre 1.531 e 2.217 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 504 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São José dos Campos

Atendente de Telemarketing: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.702 e 2.320 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.