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CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados, cobrar débitos.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, informar disponibilidade de serviços agregados, reverter a insatisfação do cliente, confirmar dados cadastrais, consultar manuais, procedimentos e etc, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, oferecer soluções, agendar retorno - follow-up, demonstrar empatia, trabalhar em equipe, demonstrar atenção concentrada, oferecer alternativas de produtos e serviços, comunicar débitos, finalizar pendências de serviços, demonstrar capacidade de resiliência, avaliar perfil de consumo, efetivar a venda, identificar problemas, oferecer benefícios variados, demonstrar capacidade de comunicação, realizar triagem de atendimento, argumentar com o cliente/solicitante, oferecer vantagens, finalizar contato e/ou ocorrência, confirmar dados, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, evidenciar vantagens do produto ou serviço, negociar valor de débitos, abordar o cliente, solicitar informações ao cliente, identificar clientes potenciais, demonstrar paciência, informar restrições ao crédito, atualizar cadastro por telefone, depurar informações, informar relação custo-benefício, negociar descontos, demonstrar objetividade, consultar área técnica, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar capacidade de tomar decisões, orientar o usuário/solicitante, definir formas de pagamento, consultar supervisor, providenciar retirada de restrições ao crédito, verificar disponibilidade de entrega, ouvir mensagem do cliente/solicitante, calcular encargos do débito, demonstrar qualidade de voz e dicção, analisar reclamações com maior flexibilidade, informar prazo de entrega, identificar-se ao cliente, informar sanções contratuais, negociar datas de pagamento, identificar necessidades do interlocutor, direcionar atendimento, orientar usuário de telefonia, enviar mensagens pós-atendimento, solicitar providências técnicas junto a área competente, oferecer formas e condiçoes de pagamento, administrar conflitos, atualizar listas, descrever o produto, negociar valores, demonstrar auto controle, fornecer informações, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar o cliente a sua importância, consultar histórico, esclarecer dúvidas.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Pará

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Pará, ganha entre 1.537 e 2.211 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São José dos Campos

Atendente de Telemarketing: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.718 e 2.374 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 496 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Cascavel

Atendente de Telemarketing: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 1.745 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: São Paulo

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.661 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 48.390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Curitiba

Atendente de Telemarketing: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.736 e 2.656 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São Luís

Atendente de Telemarketing: São Luís, MA

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.492 e 2.039 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 339 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.518 e 2.151 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 779 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Fortaleza

Atendente de Telemarketing: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.434 e 1.920 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 6.586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Recife

Atendente de Telemarketing: Recife, PE

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.469 e 2.009 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Palmas

Atendente de Telemarketing: Palmas, TO

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.547 e 2.285 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Paraná

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.681 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.423 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Mogi das Cruzes

Atendente de Telemarketing: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.395 e 1.789 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Mato Grosso

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.660 e 2.482 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Poa

Atendente de Telemarketing: Poa, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Poa - SP, ganha entre 1.391 e 1.767 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Goiás

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.554 e 2.291 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.919 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Campina Grande

Atendente de Telemarketing: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.413 e 1.850 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Manaus

Atendente de Telemarketing: Manaus, AM

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.494 e 2.032 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 513 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Aracaju

Atendente de Telemarketing: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.469 e 1.969 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.