CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing e afins.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos, cobrar débitos, seguir roteiros e scripts, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, realizar triagem de atendimento, negociar datas de pagamento, orientar o usuário/solicitante, consultar histórico, demonstrar qualidade de voz e dicção, informar prazo de entrega, demonstrar capacidade de resiliência, identificar necessidades do interlocutor, depurar informações, consultar manuais, procedimentos e etc, ouvir mensagem do cliente/solicitante, direcionar atendimento, demonstrar capacidade de persuasão, efetivar a venda, verificar disponibilidade de entrega, solicitar providências técnicas junto a área competente, finalizar pendências de serviços, identificar-se ao cliente, calcular encargos do débito, administrar conflitos, informar relação custo-benefício, abordar o cliente, demonstrar paciência, identificar clientes potenciais, informar sanções contratuais, solicitar informações ao cliente, demonstrar empatia, demonstrar agilidade no atendimento, oferecer vantagens, negociar descontos, evidenciar vantagens do produto ou serviço, consultar área técnica, negociar valores, oferecer soluções, reverter a insatisfação do cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, oferecer alternativas de produtos e serviços, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar objetividade, demonstrar o cliente a sua importância, consultar supervisor, definir formas de pagamento, avaliar perfil de consumo, orientar usuário de telefonia, trabalhar em equipe, argumentar com o cliente/solicitante, atualizar listas, negociar valor de débitos, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de tomar decisões, finalizar contato e/ou ocorrência, fornecer informações, atualizar cadastro por telefone, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, confirmar dados, confirmar dados cadastrais, oferecer benefícios variados, demonstrar auto controle, esclarecer dúvidas, descrever o produto, informar restrições ao crédito, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, demonstrar capacidade de comunicação, finalizar pendência técnica, identificar problemas, agendar retorno - follow-up, demonstrar atenção concentrada, demonstrar capacidade de saber ouvir, oferecer formas e condiçoes de pagamento, analisar reclamações com maior flexibilidade, comunicar débitos.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Atendente de Telemarketing Florianópolis

Atendente de Telemarketing: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.643 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Santo André

Atendente de Telemarketing: Santo André, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.597 e 2.393 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 571 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Sorocaba

Atendente de Telemarketing: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.711 e 2.754 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Volta Redonda

Atendente de Telemarketing: Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 1.564 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Pernambuco

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.466 e 2.007 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Feira de Santana

Atendente de Telemarketing: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.637 e 2.414 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Eusébio

Atendente de Telemarketing: Eusébio, CE

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Eusébio - CE, ganha entre 1.431 e 1.907 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 448 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Santa Catarina

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.766 e 2.703 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Jundiaí

Atendente de Telemarketing: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.386 e 1.756 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.845 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Belém

Atendente de Telemarketing: Belém, PA

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.556 e 2.249 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 259 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Bauru

Atendente de Telemarketing: Bauru, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.823 e 2.656 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Americana

Atendente de Telemarketing: Americana, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.789 e 2.488 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Maringá

Atendente de Telemarketing: Maringá, PR

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.619 e 2.392 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Londrina

Atendente de Telemarketing: Londrina, PR

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.494 e 2.152 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Santos

Atendente de Telemarketing: Santos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.711 e 2.794 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Brasília

Atendente de Telemarketing: Brasília, DF

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.534 e 2.208 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.660 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Espírito Santo

O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.543 e 2.169 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.437 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.