CBO 4223-20 - Operador de telemarketing técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing técnico

O Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-20 deve atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-20

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20

Um Operador de telemarketing técnico (ou sinônimo) deve administrar conflitos, demonstrar capacidade de persuasão, orientar usuário de telefonia, identificar necessidades do interlocutor, solicitar informações ao cliente, informar relação custo-benefício, consultar área técnica, consultar histórico, oferecer soluções, finalizar pendência técnica, demonstrar paciência, abordar o cliente, demonstrar empatia, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, demonstrar agilidade no atendimento, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar auto controle, orientar o usuário/solicitante, direcionar atendimento, realizar triagem de atendimento, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar objetividade, consultar supervisor, fornecer informações, confirmar dados, orientar a utilização de aplicativos - software, descrever o produto, identificar problemas, demonstrar o cliente a sua importância, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, reverter a insatisfação do cliente, trabalhar em equipe, identificar clientes potenciais, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, demonstrar capacidade de saber ouvir, finalizar contato e/ou ocorrência, evidenciar vantagens do produto ou serviço, orientar a utilização de equipamentos de informática, agendar retorno - follow-up, identificar-se ao cliente, demonstrar atenção concentrada, depurar informações, atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira, solicitar providências técnicas junto a área competente, ouvir mensagem do cliente/solicitante, esclarecer dúvidas, consultar manuais, procedimentos e etc, prestar suporte técnico a aplicativos - software, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de tomar decisões, confirmar dados cadastrais, oferecer alternativas de produtos e serviços, informar prazo de entrega, informar disponibilidade de serviços agregados, finalizar pendências de serviços, dar atendimento a usuários da internet, demonstrar capacidade de comunicação, efetivar a venda, negociar valores, demonstrar qualidade de voz e dicção, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, atualizar listas, demonstrar capacidade de resiliência, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, atualizar cadastro por telefone, argumentar com o cliente/solicitante, oferecer formas e condiçoes de pagamento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços.

Cargos e salários CBO 4223-20 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.688 e 2.682 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 12.885 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Guarulhos

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.468 e 3.774 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Uberlândia

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.780 e 3.100 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Maceió

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Maceió, AL

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.427 e 2.092 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Campo Grande

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.569 e 2.316 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Santa Catarina

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.890 e 2.880 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.758 e 2.850 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 378 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Campos dos Goytacazes

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Campos dos Goytacazes, RJ

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.862 e 2.936 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Fortaleza

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.604 e 2.444 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Vila Velha

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.749 e 2.207 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Bahia

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.430 e 1.940 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 312 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Curitiba

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.807 e 3.018 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 872 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.651 e 2.683 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.080 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Distrito Federal

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.522 e 2.139 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 455 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Paraná

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.799 e 2.952 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.824 e 2.897 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 610 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Barueri

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Barueri, SP

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.469 e 2.101 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.623 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Porto Alegre

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.757 e 2.855 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 82 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.