CBO 4241-05 - Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores
O profissional no cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais CBO 4241-05 realiza aplicação de questionários e de outros instrumentos de pesquisas censitárias e amostrais, preenchendo as respostas manualmente ou digitando-as em computadores de mão Prepara-se para realização de pesquisa, participando de treinamento.
Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Pode coletar preços de bens e serviços Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições.
Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Entrevistadores e recenseadores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais
O Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais CBO 4241-05 prepara-se para a realização de pesquisa censitária ou amostral, participando de treinamento, reconhecendo a área geográfica em que vai atuar, estabelecendo itinerário para levantamento de dados e verificando o cronograma estabelecido Pode aplicar pré-teste do questionário, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.
Agenda dia e horário para coleta de dados.
Apresenta-se à pessoa que fornecerá dados, identificando-se e prestando-lhe esclarecimentos sobre o objetivo da pesquisa Realiza a coleta de dados, preenchendo o questionário manualmente ou digitando as respostas em computador de mão.
Complementa os dados da pessoa, coletando informações demográficas e/ou socioeconômicas Verifica a coerência das respostas, podendo esclarecer dúvidas com a pessoa que forneceu a informação.
Pode participar da etapa da pesquisa de verificação de consistência de dados, realizada após a coleta.
Examina erros de preenchimento e comunica-se com a pessoa que forneceu as informações, para correção de dados ou para recuperação de informações não preenchidas Codifica as informações coletadas.
Pode coletar preços de bens e serviços, levantando informações de estabelecimentos comerciais, comunicando-se com o seu representante - por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone ou outro meio de comunicação – ou realizando consultas no seu endereço da Internet.
Ao levantar o preço, controla a especificação do produto ou serviço Informa à supervisão sobre mudanças nos produtos e nos serviços pesquisados Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações.
Pode fazer alterações em cadastros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4241-05 deve demonstrar competências pessoais, verificar consistência da informação, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, coletar preços de bens e serviços, participar do planejamento da atividade de campo, cadastrar informantes e famílias, efetuar entrevistas de opinião pública.
Condições de trabalho dessas profissões
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Atividades exercidas por um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais CBO 4241-05
Um Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais (ou sinônimo) deve demonstrar noções de microinformática, cadastrar novas empresas e novas construções, identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, agir com perseverança, corrigir informação levantada, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar objetividade na coleta de dados, cadastrar domicílios, cumprir cronograma da pesquisa, esclarecer dúvidas referentes a pesquisa, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar paciência, esclarecer objetivo da pesquisa, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, apresentar boa dicção, coletar preços no comércio, aplicar pré-teste do questionário, apresentar legibilidade de grafia, reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa, aplicar formulários de preços em empresas, conferir instrumentos de coleta, coletar informações sócio-demográficas, em domicílios, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, recuperar informação não preenchida, organizar roteiro da pesquisa, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, levantar informações de preços, por meio eletrônico, controlar a especificação do produto, demonstrar discernimento, verificar coerência da resposta, indicar exclusão e mudanças em cadastros, registrar com fidedignidade, agendar entrevistas, evidenciar senso de organização, comparar preços e dados de coleta, receber treinamento para realização da pesquisa, manter pontualidade, codificar informações, informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, demonstrar credibilidade, demonstrar imparcialidade, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente.