CBO 4241-10 - Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores
O profissional no cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10 realiza aplicação de questionário, utiliza roteiros para condução de entrevistas e faz uso de outros instrumentos de pesquisa, para levantamento de opiniões, de preferências, de audiência e de imagem de produtos e serviços Prepara-se para realização da pesquisa, recebendo treinamento.
Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4241-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Entrevistadores e recenseadores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
O Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10 prepara-se para participar de levantamento de dados de pesquisa de opiniões, de preferências, de audiência ou de imagem de produtos e serviços, recebendo treinamento, tomando conhecimento dos instrumentos de coleta de dados, reunindo e analisando informações disponíveis sobre o tema a ser pesquisado, e informando-se do perfil esperado da pessoa que prestará informações Verifica cronograma da pesquisa a ser seguido.
Pode aplicar pré-teste de questionário, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.
Agenda dia e horário para coleta de dados Apresenta-se à pessoa que fornecerá informações, identificando-se e prestando esclarecimentos sobre o objetivo e a importância da pesquisa.
Verifica a adequação do perfil da pessoa que fornecerá informações em relação ao perfil definido a partir dos objetivos da pesquisa Uma vez confirmada a adequação do perfil, inicia a coleta de dados de pesquisa, aplicando questionário ou realizando entrevista.
Aplica questionário, preenchendo as respostas manualmente ou digitando-as em computador de mão.
Realiza entrevista - com base em roteiro estruturado, semiestruturado ou não estruturado -, incentivando o entrevistado a posicionar-se e a opinar em relação aos tópicos da pesquisa Complementa os dados da pesquisa, solicitando informações demográficas e/ou socioeconômicas.
Registra as informações.
Caso faça síntese de resposta dada – principalmente nas entrevistas em profundidade -, mostra ao entrevistado a resposta registrada, solicitando a confirmação da exatidão do registro Verifica a coerência das respostas, podendo esclarecer dúvidas com a pessoa que forneceu informações Pode participar da etapa da pesquisa de verificação de consistência de dados, realizada após a coleta.
Examina erros de preenchimento e comunica-se com a pessoa que forneceu as informações, para correção ou para recuperação de informações não preenchidas Pode tabular dados de pesquisas específicas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações.
Pode fazer alterações em cadastros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4241-10 deve verificar consistência da informação, efetuar entrevistas de opinião pública, demonstrar competências pessoais, participar do planejamento da atividade de campo, cadastrar informantes e famílias, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, aplicar questionários e roteiros de pesquisa.
Condições de trabalho dessas profissões
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-10
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10
Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia (ou sinônimo) deve preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, apresentar boa dicção, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, esclarecer objetivo da pesquisa, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, agendar entrevistas, identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio, corrigir informação levantada, cadastrar domicílios, demonstrar imparcialidade, esclarecer dúvidas referentes a pesquisa, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, sugerir alterações em questionários, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, cadastrar novas empresas e novas construções, indicar exclusão e mudanças em cadastros, aplicar pré-teste do questionário, aplicar questionário de opinião, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, efetuar pesquisa de audiência, demonstrar paciência, demonstrar noções de microinformática, manter pontualidade, receber treinamento para realização da pesquisa, demonstrar credibilidade, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, recuperar informação não preenchida, organizar roteiro da pesquisa, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, registrar com fidedignidade, efetuar entrevista em profundidade, tabular dados de pesquisas específicas, agir com perseverança, verificar coerência da resposta, conferir instrumentos de coleta, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, substituir domicílios amostrados e informantes, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, demonstrar objetividade na coleta de dados, apresentar legibilidade de grafia, demonstrar discernimento, cumprir cronograma da pesquisa, evidenciar senso de organização.