CBO 5101-10 - Administrador de edifícios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Administrador de edifícios CBO 5101-10 administra edifícios e condomínios, atendendo condôminos, supervisionando a conservação predial, monitorando o funcionamento dos equipamentos, fazendo a gestão de suprimentos e materiais, supervisionando a limpeza e a organização das áreas comuns, coordenando e supervisionando equipe de trabalho, e controlando recursos financeiros Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Atua de acordo com a convenção do condomínio e cumpre norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas referente a reformas em edificações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Administrador de edifícios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Administrador de edifícios
O Administrador de edifícios CBO 5101-10 planeja rotinas de trabalho em administração de edifícios e condomínios, elaborando cronogramas de execução de tarefas, definindo as funções da equipe de trabalho e programando o uso de equipamentos Descreve procedimentos para execução dos serviços, levando em consideração normas do condomínio.
Atende condôminos, verificando a pertinência de reclamações, registrando solicitações e solucionando os problemas apresentados.
Atua para promover a integração dos condôminos Estabelece a grade de horário da portaria, estabelecendo os turnos de trabalho.
Orienta e avalia o comportamento dos porteiros com os moradores Pode substituir a presença de porteiros por serviços de portaria remota, cumprindo decisão de assembleia condominial.
Supervisiona a conservação predial, verificando o estado das instalações e providenciando os pequenos reparos necessários.
Em caso de reforma, realiza a parte que lhe compete, no cumprimento da norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece como as obras no edifício – inclusive no interior de uma unidade residencial ou de um conjunto comercial - devem ser acompanhadas, planejadas e executadas Monitora o funcionamento dos equipamentos, providenciando reparos e contratando serviços de manutenção corretiva, quando necessário.
Pode apresentar proposta de atualização de equipamentos.
Supervisiona a limpeza e a organização das áreas comuns do edifício Verifica os resultados dos serviços de dedetização Controla o consumo de produtos e materiais, realizando a aquisição para reposição no estoque.
Controla os recursos financeiros, verificando as despesas e as receitas previstas e realizadas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal para cada setor, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla conflitos na equipe.
Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando o desempenho e identificando o potencial das pessoas.
Controla tempo e qualidade na realização de tarefas Pode solicitar autoavaliação de cada membro da equipe Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento, providenciando as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre regulamento do condomínio e organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, preparando informações sobre quebra e reposição de materiais, registrando ocorrências nos setores e apresentando o nível de satisfação dos condôminos Participa de reuniões e assembleias de condomínios Pode elaborar atas e relatórios de prestação de contas.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-10 deve demonstrar competências pessoais, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar desempenho de funcionários, avaliar execução de serviços, coordenar equipe de trabalho, elaborar relatórios de operação e de avaliação.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Administrador de edifícios CBO 5101-10
Um Administrador de edifícios (ou sinônimo) deve estabelecer rotinas de passagem de turnos, adequar equipe a situações atípicas, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, registrar pedido do cliente, verificar estado das instalações, programar abastecimento dos setores, elaborar normas para treinamento de funcionários, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, avaliar novos equipamentos e utensílios, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, liderar equipe, atender reclamações, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, dimensionar equipe de trabalho, tratar clientes e subordinados com cortesia, atribuir tarefas aos funcionários, finalizar atendimento ao cliente, solicitar auto-avaliação dos funcionários, implementar sanções disciplinares, coletar dados sobre operação de reservas, orientar pedido do cliente, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, elaborar cronogramas de execução de tarefas, providenciar atividades de capacitação, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, registrar ocorrências nos setores, executar trabalho de subordinados, acompanhar visitações, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, demonstrar agilidade, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, demonstrar atitudes inovadoras, motivar funcionários, organizar treinamento para execução de novos serviços, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, orientar execução dos serviços, distribuir funcionários em setores, acomodar clientes, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, controlar recebimento de mercadorias e valores, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, sugerir atualização de equipamentos, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, recepcionar clientes, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, participar de programas de treinamento, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, manter-se atualizado, descrever procedimentos de execução dos serviços, avaliar comportamento dos porteiros com os moradores, definir funções da equipe de trabalho, coletar dados sobre desempenho de funcionários, supervisionar guarda de valores, supervisionar segurança do prédio, aplicar normas do condomínio, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, realizar reuniões de avaliação de funcionários, providenciar reparos de equipamentos e instalações, supervisionar horários de portaria, propor treinamento externo para funcionários, verificar funcionamento de equipamentos, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, manter bons hábitos de higiene, avaliar funcionários para promoções, controlar consumo de matérias-primas e insumos, manter boa postura pessoal, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, coletar dados sobre venda de bilhetes, simular atividades para aprendizagem, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, demonstrar bom senso, encaminhar clientes, demonstrar senso de organização, examinar produtos, segundo validade de utilização, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, delegar responsabilidade aos funcionários, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos.