CBO 5101-10 - Administrador de edifícios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Administrador de edifícios CBO 5101-10 administra edifícios e condomínios, atendendo condôminos, supervisionando a conservação predial, monitorando o funcionamento dos equipamentos, fazendo a gestão de suprimentos e materiais, supervisionando a limpeza e a organização das áreas comuns, coordenando e supervisionando equipe de trabalho, e controlando recursos financeiros Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Atua de acordo com a convenção do condomínio e cumpre norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas referente a reformas em edificações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Administrador de edifícios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Administrador de edifícios
O Administrador de edifícios CBO 5101-10 planeja rotinas de trabalho em administração de edifícios e condomínios, elaborando cronogramas de execução de tarefas, definindo as funções da equipe de trabalho e programando o uso de equipamentos Descreve procedimentos para execução dos serviços, levando em consideração normas do condomínio.
Atende condôminos, verificando a pertinência de reclamações, registrando solicitações e solucionando os problemas apresentados.
Atua para promover a integração dos condôminos Estabelece a grade de horário da portaria, estabelecendo os turnos de trabalho.
Orienta e avalia o comportamento dos porteiros com os moradores Pode substituir a presença de porteiros por serviços de portaria remota, cumprindo decisão de assembleia condominial.
Supervisiona a conservação predial, verificando o estado das instalações e providenciando os pequenos reparos necessários.
Em caso de reforma, realiza a parte que lhe compete, no cumprimento da norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece como as obras no edifício – inclusive no interior de uma unidade residencial ou de um conjunto comercial - devem ser acompanhadas, planejadas e executadas Monitora o funcionamento dos equipamentos, providenciando reparos e contratando serviços de manutenção corretiva, quando necessário.
Pode apresentar proposta de atualização de equipamentos.
Supervisiona a limpeza e a organização das áreas comuns do edifício Verifica os resultados dos serviços de dedetização Controla o consumo de produtos e materiais, realizando a aquisição para reposição no estoque.
Controla os recursos financeiros, verificando as despesas e as receitas previstas e realizadas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal para cada setor, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla conflitos na equipe.
Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando o desempenho e identificando o potencial das pessoas.
Controla tempo e qualidade na realização de tarefas Pode solicitar autoavaliação de cada membro da equipe Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento, providenciando as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre regulamento do condomínio e organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, preparando informações sobre quebra e reposição de materiais, registrando ocorrências nos setores e apresentando o nível de satisfação dos condôminos Participa de reuniões e assembleias de condomínios Pode elaborar atas e relatórios de prestação de contas.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-10 deve avaliar execução de serviços, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, coordenar equipe de trabalho, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, demonstrar competências pessoais, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, avaliar desempenho de funcionários, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Administrador de edifícios CBO 5101-10
Um Administrador de edifícios (ou sinônimo) deve atender reclamações, liderar equipe, demonstrar atitudes inovadoras, finalizar atendimento ao cliente, supervisionar horários de portaria, distribuir funcionários em setores, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, adequar equipe a situações atípicas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, avaliar comportamento dos porteiros com os moradores, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, acompanhar visitações, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, definir funções da equipe de trabalho, implementar sanções disciplinares, motivar funcionários, controlar recebimento de mercadorias e valores, realizar reuniões de avaliação de funcionários, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, supervisionar segurança do prédio, providenciar reparos de equipamentos e instalações, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, descrever procedimentos de execução dos serviços, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, elaborar normas para treinamento de funcionários, executar trabalho de subordinados, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, tratar clientes e subordinados com cortesia, verificar estado das instalações, sugerir atualização de equipamentos, providenciar atividades de capacitação, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, propor treinamento externo para funcionários, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, examinar produtos, segundo validade de utilização, manter boa postura pessoal, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, verificar funcionamento de equipamentos, organizar treinamento para execução de novos serviços, atribuir tarefas aos funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, coletar dados sobre venda de bilhetes, orientar pedido do cliente, controlar consumo de matérias-primas e insumos, manter bons hábitos de higiene, registrar pedido do cliente, participar de programas de treinamento, avaliar novos equipamentos e utensílios, estabelecer rotinas de passagem de turnos, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, dimensionar equipe de trabalho, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, manter-se atualizado, programar abastecimento dos setores, solicitar auto-avaliação dos funcionários, registrar ocorrências nos setores, coletar dados sobre operação de reservas, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, simular atividades para aprendizagem, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, avaliar funcionários para promoções, supervisionar guarda de valores, demonstrar senso de organização, demonstrar agilidade, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, encaminhar clientes, orientar execução dos serviços, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, coletar dados sobre desempenho de funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, recepcionar clientes, delegar responsabilidade aos funcionários, acomodar clientes, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, elaborar cronogramas de execução de tarefas, aplicar normas do condomínio, demonstrar bom senso, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes.