CBO 5101-10 - Administrador de edifícios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Administrador de edifícios CBO 5101-10 administra edifícios e condomínios, atendendo condôminos, supervisionando a conservação predial, monitorando o funcionamento dos equipamentos, fazendo a gestão de suprimentos e materiais, supervisionando a limpeza e a organização das áreas comuns, coordenando e supervisionando equipe de trabalho, e controlando recursos financeiros Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Atua de acordo com a convenção do condomínio e cumpre norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas referente a reformas em edificações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Administrador de edifícios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Administrador de edifícios
O Administrador de edifícios CBO 5101-10 planeja rotinas de trabalho em administração de edifícios e condomínios, elaborando cronogramas de execução de tarefas, definindo as funções da equipe de trabalho e programando o uso de equipamentos Descreve procedimentos para execução dos serviços, levando em consideração normas do condomínio.
Atende condôminos, verificando a pertinência de reclamações, registrando solicitações e solucionando os problemas apresentados.
Atua para promover a integração dos condôminos Estabelece a grade de horário da portaria, estabelecendo os turnos de trabalho.
Orienta e avalia o comportamento dos porteiros com os moradores Pode substituir a presença de porteiros por serviços de portaria remota, cumprindo decisão de assembleia condominial.
Supervisiona a conservação predial, verificando o estado das instalações e providenciando os pequenos reparos necessários.
Em caso de reforma, realiza a parte que lhe compete, no cumprimento da norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece como as obras no edifício – inclusive no interior de uma unidade residencial ou de um conjunto comercial - devem ser acompanhadas, planejadas e executadas Monitora o funcionamento dos equipamentos, providenciando reparos e contratando serviços de manutenção corretiva, quando necessário.
Pode apresentar proposta de atualização de equipamentos.
Supervisiona a limpeza e a organização das áreas comuns do edifício Verifica os resultados dos serviços de dedetização Controla o consumo de produtos e materiais, realizando a aquisição para reposição no estoque.
Controla os recursos financeiros, verificando as despesas e as receitas previstas e realizadas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal para cada setor, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla conflitos na equipe.
Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando o desempenho e identificando o potencial das pessoas.
Controla tempo e qualidade na realização de tarefas Pode solicitar autoavaliação de cada membro da equipe Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento, providenciando as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre regulamento do condomínio e organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, preparando informações sobre quebra e reposição de materiais, registrando ocorrências nos setores e apresentando o nível de satisfação dos condôminos Participa de reuniões e assembleias de condomínios Pode elaborar atas e relatórios de prestação de contas.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-10 deve verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, avaliar execução de serviços, coordenar equipe de trabalho, avaliar desempenho de funcionários, demonstrar competências pessoais, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Administrador de edifícios CBO 5101-10
Um Administrador de edifícios (ou sinônimo) deve descrever procedimentos de execução dos serviços, elaborar cronogramas de execução de tarefas, examinar produtos, segundo validade de utilização, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, definir funções da equipe de trabalho, organizar treinamento para execução de novos serviços, intermediar informações entre equipe e superiores, participar de programas de treinamento, acompanhar visitações, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, registrar ocorrências nos setores, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, distribuir funcionários em setores, atribuir tarefas aos funcionários, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, recepcionar clientes, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, controlar recebimento de mercadorias e valores, registrar pedido do cliente, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, programar abastecimento dos setores, avaliar novos equipamentos e utensílios, demonstrar atitudes inovadoras, avaliar comportamento dos porteiros com os moradores, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, estabelecer rotinas de passagem de turnos, tratar clientes e subordinados com cortesia, providenciar reparos de equipamentos e instalações, supervisionar segurança do prédio, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, acomodar clientes, orientar pedido do cliente, liderar equipe, simular atividades para aprendizagem, demonstrar senso de organização, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, manter boa postura pessoal, demonstrar agilidade, sugerir atualização de equipamentos, orientar execução dos serviços, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, solicitar auto-avaliação dos funcionários, executar trabalho de subordinados, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, coletar dados sobre operação de reservas, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, encaminhar clientes, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, elaborar normas para treinamento de funcionários, controlar consumo de matérias-primas e insumos, demonstrar bom senso, manter bons hábitos de higiene, realizar reuniões de avaliação de funcionários, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, providenciar atividades de capacitação, implementar sanções disciplinares, avaliar funcionários para promoções, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, coletar dados sobre venda de bilhetes, finalizar atendimento ao cliente, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, delegar responsabilidade aos funcionários, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, supervisionar guarda de valores, propor treinamento externo para funcionários, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, adequar equipe a situações atípicas, dimensionar equipe de trabalho, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, coletar dados sobre desempenho de funcionários, aplicar normas do condomínio, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, verificar estado das instalações, manter-se atualizado, atender reclamações, motivar funcionários, verificar funcionamento de equipamentos, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, supervisionar horários de portaria.