CBO 5101-15 - Supervisor de andar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Supervisor de andar CBO 5101-15 supervisiona os serviços de limpeza, arrumação e organização de apartamentos (ou quartos) e de áreas sociais de andar de hotel, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços realizados, e verificando o nível de satisfação dos hóspedes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de andar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Supervisor de andar
O Supervisor de andar CBO 5101-15 planeja as rotinas de trabalho da equipe de camareiras em hotel, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para a execução dos serviços Estabelece o horário para realização das tarefas, conforme plano de trabalho e ocupação dos apartamentos ou quartos.
Atende hóspedes, recepcionando-os, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente do hotel, examinando o fundamento de suas reclamações e verificando o seu nível de satisfação com os serviços.
Controla o suprimento de produtos e materiais necessários para a execução do trabalho no andar, monitorando o consumo e solicitando reposição Executa o controle de roupas de cama e banho e de utensílios existentes nos apartamentos (ou quartos) e no depósito do andar.
Realiza triagem de peças de roupa e utensílios, para descarte ou reparo Supervisiona a organização de carrinhos, copas e rouparia.
Monitora o funcionamento dos equipamentos usados no andar, providenciando pequenos reparos.
Lança no sistema ordens de serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel.
Verifica o estado de conservação das instalações do andar, providenciando pequenos reparos.
Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização Examina a qualidade da limpeza, da arrumação e da organização nos apartamentos (ou quartos) e nas áreas sociais, com o uso de formulário de checagem (“checklist”).
Pode realizar ações corretivas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe.
Intermedeia informações entre equipe e superiores Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina tempo de execução e qualidade na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.
Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre situação de reserva e ocupação de apartamentos (ou quartos) do andar, expondo o consumo de produtos e materiais em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores, e apresentando o nível de satisfação dos hóspedes.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-15 deve atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar desempenho de funcionários, elaborar relatórios de operação e de avaliação, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, demonstrar competências pessoais, coordenar equipe de trabalho, avaliar execução de serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Supervisor de andar CBO 5101-15
Um Supervisor de andar (ou sinônimo) deve recepcionar clientes, providenciar atividades de capacitação, elaborar normas para treinamento de funcionários, orientar execução dos serviços, manter bons hábitos de higiene, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, distribuir funcionários em setores, liderar equipe, demonstrar senso de organização, estabelecer rotinas de passagem de turnos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, registrar pedido do cliente, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, executar trabalho de subordinados, tratar clientes e subordinados com cortesia, orientar pedido do cliente, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, acompanhar visitações, intermediar informações entre equipe e superiores, examinar padrão de arrumação dos quartos, verificar funcionamento de equipamentos, sugerir atualização de equipamentos, manter-se atualizado, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, adequar equipe a situações atípicas, registrar ocorrências nos setores, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, encaminhar clientes, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, verificar estado das instalações, coletar dados sobre desempenho de funcionários, motivar funcionários, atribuir tarefas aos funcionários, acomodar clientes, propor treinamento externo para funcionários, participar de programas de treinamento, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, demonstrar bom senso, avaliar funcionários para promoções, examinar produtos, segundo validade de utilização, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, atender reclamações, demonstrar agilidade, avaliar novos equipamentos e utensílios, descrever procedimentos de execução dos serviços, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, organizar treinamento para execução de novos serviços, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, coletar dados sobre operação de reservas, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, realizar reuniões de avaliação de funcionários, controlar consumo de matérias-primas e insumos, solicitar auto-avaliação dos funcionários, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, coletar dados sobre venda de bilhetes, finalizar atendimento ao cliente, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, manter boa postura pessoal, controlar recebimento de mercadorias e valores, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, simular atividades para aprendizagem, providenciar reparos de equipamentos e instalações, demonstrar atitudes inovadoras, definir funções da equipe de trabalho, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, delegar responsabilidade aos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, programar abastecimento dos setores, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais.