CBO 5101-15 - Supervisor de andar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Supervisor de andar CBO 5101-15 supervisiona os serviços de limpeza, arrumação e organização de apartamentos (ou quartos) e de áreas sociais de andar de hotel, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços realizados, e verificando o nível de satisfação dos hóspedes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de andar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Supervisor de andar
O Supervisor de andar CBO 5101-15 planeja as rotinas de trabalho da equipe de camareiras em hotel, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para a execução dos serviços Estabelece o horário para realização das tarefas, conforme plano de trabalho e ocupação dos apartamentos ou quartos.
Atende hóspedes, recepcionando-os, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente do hotel, examinando o fundamento de suas reclamações e verificando o seu nível de satisfação com os serviços.
Controla o suprimento de produtos e materiais necessários para a execução do trabalho no andar, monitorando o consumo e solicitando reposição Executa o controle de roupas de cama e banho e de utensílios existentes nos apartamentos (ou quartos) e no depósito do andar.
Realiza triagem de peças de roupa e utensílios, para descarte ou reparo Supervisiona a organização de carrinhos, copas e rouparia.
Monitora o funcionamento dos equipamentos usados no andar, providenciando pequenos reparos.
Lança no sistema ordens de serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel.
Verifica o estado de conservação das instalações do andar, providenciando pequenos reparos.
Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização Examina a qualidade da limpeza, da arrumação e da organização nos apartamentos (ou quartos) e nas áreas sociais, com o uso de formulário de checagem (“checklist”).
Pode realizar ações corretivas Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe.
Intermedeia informações entre equipe e superiores Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina tempo de execução e qualidade na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.
Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre situação de reserva e ocupação de apartamentos (ou quartos) do andar, expondo o consumo de produtos e materiais em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores, e apresentando o nível de satisfação dos hóspedes.
Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-15 deve planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, avaliar execução de serviços, coordenar equipe de trabalho, avaliar desempenho de funcionários, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, demonstrar competências pessoais, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Supervisor de andar CBO 5101-15
Um Supervisor de andar (ou sinônimo) deve examinar padrão de arrumação dos quartos, definir funções da equipe de trabalho, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, finalizar atendimento ao cliente, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, solicitar auto-avaliação dos funcionários, providenciar reparos de equipamentos e instalações, organizar treinamento para execução de novos serviços, sugerir atualização de equipamentos, estabelecer rotinas de passagem de turnos, coletar dados sobre operação de reservas, verificar estado das instalações, registrar pedido do cliente, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, acompanhar visitações, realizar reuniões de avaliação de funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, motivar funcionários, avaliar funcionários para promoções, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, acomodar clientes, liderar equipe, orientar pedido do cliente, elaborar normas para treinamento de funcionários, tratar clientes e subordinados com cortesia, demonstrar bom senso, adequar equipe a situações atípicas, manter boa postura pessoal, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, controlar recebimento de mercadorias e valores, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, examinar produtos, segundo validade de utilização, atribuir tarefas aos funcionários, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, verificar funcionamento de equipamentos, intermediar informações entre equipe e superiores, avaliar novos equipamentos e utensílios, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, controlar consumo de matérias-primas e insumos, demonstrar atitudes inovadoras, coletar dados sobre desempenho de funcionários, coletar dados sobre venda de bilhetes, orientar execução dos serviços, manter-se atualizado, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, recepcionar clientes, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, distribuir funcionários em setores, simular atividades para aprendizagem, delegar responsabilidade aos funcionários, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, propor treinamento externo para funcionários, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, registrar ocorrências nos setores, descrever procedimentos de execução dos serviços, providenciar atividades de capacitação, demonstrar senso de organização, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, dimensionar equipe de trabalho, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, demonstrar agilidade, atender reclamações, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, participar de programas de treinamento, programar abastecimento dos setores, elaborar cronogramas de execução de tarefas, encaminhar clientes, manter bons hábitos de higiene, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, executar trabalho de subordinados.