CBO 5101-20 - Chefe de portaria de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20 supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Chefe de portaria de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Chefe de portaria de hotel
O Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20 planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.
Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.
Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário.
Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos.
Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços.
Monitora a realização dos serviços de dedetização Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.
Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros.
Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe Intermedeia informações entre equipe e superiores.
Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.
Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-20 deve elaborar relatórios de operação e de avaliação, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, avaliar execução de serviços, avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, coordenar equipe de trabalho, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Chefe de portaria de hotel CBO 5101-20
Um Chefe de portaria de hotel (ou sinônimo) deve avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, acompanhar visitações, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, demonstrar bom senso, delegar responsabilidade aos funcionários, elaborar normas para treinamento de funcionários, adequar equipe a situações atípicas, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, organizar treinamento para execução de novos serviços, propor treinamento externo para funcionários, avaliar funcionários para promoções, orientar execução dos serviços, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, manter boa postura pessoal, estabelecer rotinas de passagem de turnos, orientar pedido do cliente, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, atribuir tarefas aos funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, supervisionar horários de portaria, distribuir funcionários em setores, providenciar reparos de equipamentos e instalações, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, liderar equipe, coletar dados sobre desempenho de funcionários, supervisionar acesso às bilheterias, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, realizar reuniões de avaliação de funcionários, controlar recebimento de mercadorias e valores, dimensionar equipe de trabalho, controlar venda de bilhetes, examinar produtos, segundo validade de utilização, intermediar informações entre equipe e superiores, descrever procedimentos de execução dos serviços, registrar pedido do cliente, coletar dados sobre venda de bilhetes, manter-se atualizado, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, atender reclamações, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, finalizar atendimento ao cliente, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, avaliar novos equipamentos e utensílios, solicitar auto-avaliação dos funcionários, programar abastecimento dos setores, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, definir funções da equipe de trabalho, examinar padrão de arrumação dos quartos, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, executar trabalho de subordinados, sugerir atualização de equipamentos, acomodar clientes, recepcionar clientes, manter bons hábitos de higiene, coletar dados sobre operação de reservas, providenciar atividades de capacitação, demonstrar agilidade, motivar funcionários, verificar estado das instalações, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, simular atividades para aprendizagem, demonstrar senso de organização, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, verificar funcionamento de equipamentos, encaminhar clientes, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, controlar consumo de matérias-primas e insumos, tratar clientes e subordinados com cortesia, registrar ocorrências nos setores, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, participar de programas de treinamento, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, demonstrar atitudes inovadoras, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo.