CBO 5101-30 - Chefe de bar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Chefe de bar CBO 5101-30 supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Chefe de bar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-30
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Chefe de bar
O Chefe de bar CBO 5101-30 planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços.
Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.
Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos Verifica o fundamento de reclamações dos clientes.
Controla a emissão de comandas Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição.
Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos.
Examina prazo de validade dos produtos Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos.
Pesquisa e cria novas receitas.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.
Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.
Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos.
Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-30 deve atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar desempenho de funcionários, demonstrar competências pessoais, elaborar relatórios de operação e de avaliação, preparar alimentos e bebidas, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, coordenar equipe de trabalho, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, avaliar execução de serviços, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-30
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Chefe de bar CBO 5101-30
Um Chefe de bar (ou sinônimo) deve executar preparação de bebidas, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, manter boa postura pessoal, manter-se atualizado, elaborar normas para treinamento de funcionários, demonstrar senso de organização, atender reclamações, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, acomodar clientes, delegar responsabilidade aos funcionários, executar trabalho de subordinados, demonstrar atitudes inovadoras, escolher matéria-prima, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, definir trajetórias para condutores e maquinistas, atribuir tarefas aos funcionários, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, orientar execução dos serviços, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, realizar reuniões de avaliação de funcionários, acompanhar visitações, dimensionar equipe de trabalho, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, controlar preparação dos alimentos, pesquisar receitas de preparo de bebidas, criar receitas de preparo de bebidas, sugerir atualização de equipamentos, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, descrever procedimentos de execução dos serviços, verificar funcionamento de equipamentos, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar cronogramas de execução de tarefas, finalizar pratos e bebidas, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, propor treinamento externo para funcionários, manter bons hábitos de higiene, pesquisar preços de produtos, estabelecer rotinas de passagem de turnos, programar abastecimento dos setores, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, degustar alimentos e bebidas, coletar dados sobre desempenho de funcionários, organizar treinamento para execução de novos serviços, adequar equipe a situações atípicas, demonstrar bom senso, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, registrar ocorrências nos setores, distribuir funcionários em setores, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, coletar dados sobre operação de reservas, executar preparação de alimentos e bebidas, providenciar reparos de equipamentos e instalações, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, criar receitas de preparo de alimentos, coletar dados sobre venda de bilhetes, examinar produtos, segundo validade de utilização, controlar recebimento de mercadorias e valores, participar de programas de treinamento, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, intermediar informações entre equipe e superiores, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, solicitar auto-avaliação dos funcionários, liderar equipe, controlar consumo de matérias-primas e insumos, pesquisar receitas de preparo de alimentos, registrar pedido do cliente, providenciar atividades de capacitação, simular atividades para aprendizagem, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, recepcionar clientes, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, demonstrar agilidade, orientar pedido do cliente, controlar emissão de comandas, motivar funcionários, tratar clientes e subordinados com cortesia, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, definir funções da equipe de trabalho, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, avaliar novos equipamentos e utensílios, controlar guarda de bilhetes, finalizar atendimento ao cliente, avaliar funcionários para promoções, verificar estado das instalações, encaminhar clientes.