CBO 5101-30 - Chefe de bar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Chefe de bar CBO 5101-30 supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Chefe de bar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-30
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Chefe de bar
O Chefe de bar CBO 5101-30 planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços.
Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.
Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos Verifica o fundamento de reclamações dos clientes.
Controla a emissão de comandas Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição.
Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos.
Examina prazo de validade dos produtos Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos.
Pesquisa e cria novas receitas.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.
Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.
Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos.
Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-30 deve atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, avaliar desempenho de funcionários, preparar alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, avaliar execução de serviços, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, coordenar equipe de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-30
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Chefe de bar CBO 5101-30
Um Chefe de bar (ou sinônimo) deve programar abastecimento dos setores, controlar guarda de bilhetes, sugerir atualização de equipamentos, atribuir tarefas aos funcionários, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, manter bons hábitos de higiene, executar trabalho de subordinados, criar receitas de preparo de alimentos, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, pesquisar receitas de preparo de alimentos, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, examinar produtos, segundo validade de utilização, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, definir funções da equipe de trabalho, controlar emissão de comandas, executar preparação de bebidas, delegar responsabilidade aos funcionários, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, organizar treinamento para execução de novos serviços, avaliar funcionários para promoções, controlar preparação dos alimentos, finalizar atendimento ao cliente, motivar funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, degustar alimentos e bebidas, demonstrar agilidade, registrar pedido do cliente, atender reclamações, dimensionar equipe de trabalho, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, criar receitas de preparo de bebidas, controlar consumo de matérias-primas e insumos, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, definir trajetórias para condutores e maquinistas, orientar pedido do cliente, providenciar atividades de capacitação, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, realizar reuniões de avaliação de funcionários, acompanhar visitações, demonstrar senso de organização, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, adequar equipe a situações atípicas, registrar ocorrências nos setores, finalizar pratos e bebidas, manter-se atualizado, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, estabelecer rotinas de passagem de turnos, providenciar reparos de equipamentos e instalações, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, participar de programas de treinamento, controlar recebimento de mercadorias e valores, coletar dados sobre venda de bilhetes, demonstrar atitudes inovadoras, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, distribuir funcionários em setores, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, manter boa postura pessoal, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, orientar execução dos serviços, encaminhar clientes, elaborar normas para treinamento de funcionários, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, descrever procedimentos de execução dos serviços, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, acomodar clientes, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, pesquisar preços de produtos, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, intermediar informações entre equipe e superiores, executar preparação de alimentos e bebidas, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, verificar funcionamento de equipamentos, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, verificar estado das instalações, escolher matéria-prima, coletar dados sobre operação de reservas, tratar clientes e subordinados com cortesia, propor treinamento externo para funcionários, coletar dados sobre desempenho de funcionários, simular atividades para aprendizagem, recepcionar clientes, liderar equipe, pesquisar receitas de preparo de bebidas, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, avaliar novos equipamentos e utensílios, demonstrar bom senso, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, solicitar auto-avaliação dos funcionários, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas.